scorecardresearch ghost pixel



Aparência mais jovem: 6 descobertas da ciência que estão mudando vidas

Práticas de autocuidado são importantes. Descubra os segredos para manter a sua aparência jovem por mais tempo e, assim, elevar a autoestima!



Não há nada de errado em celebrar as marcas da idade, mas se você deseja prolongar a sua sensação de juventude, aqui estão algumas dicas respaldadas pela ciência para te ajudar a conquistar esse objetivo.

Leia mais: Fonte da juventude! Harvard lista os 3 melhores suplementos antienvelhecimento

Afinal, preservar uma aparência jovem por mais tempo é um desejo comum, logo alguns insights valiosos podem fazer muito bem para sua autoestima, não é verdade?

Juventude eterna: 6 estratégias para uma aparência sempre radiante

1. Meditação para combater o estresse

A ciência comprova que o estresse pode acelerar o envelhecimento. Quando estamos sob pressão, o nosso corpo libera hormônios diversos, como adrenalina e cortisol, que têm impactos negativos na saúde.

Uma maneira eficaz de lidar com isso é adicionar a meditação à rotina. Reserve alguns minutos do seu dia para sentar-se em um local tranquilo, feche os olhos e concentre-se na respiração profunda, acompanhada de um mantra. Isso pode te ajudar a interromper a cadeia de eventos prejudiciais.

2. Atividade física

Manter um corpo ativo não só ajuda a tonificar os músculos mas também melhora a saúde mental. A pesquisa do Instituto Nacional do Envelhecimento aponta para a relação entre exercício físico e uma mente mais saudável.

Apenas dez minutos de caminhada diária podem reduzir o risco de Alzheimer em 40%. Reserve 20 minutos, três vezes por semana, para atividades físicas de sua escolha, como corrida, ciclismo, natação ou dança.

3. Vinho tinto com moderação

Um estudo revela que o resveratrol, um composto encontrado na casca das uvas, pode aumentar a expectativa de vida; no entanto, não é necessário consumir quantidades absurdas de vinho tinto para obter benefícios. Uma taça por dia é suficiente. A bebida também pode ter impactos positivos na saúde cerebral e no sistema cardiovascular.

Mas lembre-se de que a moderação é a chave!

4. Prática de yoga

Yoga oferece uma série de benefícios, como mais energia, melhor postura, flexibilidade, humor e redução do estresse. A prática consciente da respiração pode diminuir a ansiedade e melhorar o desempenho pulmonar. Além disso, é único, pois trabalha tanto o interior quanto o exterior do corpo, rejuvenescendo os sistemas essenciais.

5. Chá verde

Diversos estudos exploraram o potencial do chá verde na redução do risco de câncer e na manutenção da saúde cerebral. Beber duas ou três xícaras diariamente pode te ajudar a bloquear sinais relacionados à progressão do câncer e a manter a mente afiada.

6. Dieta mediterrânea

Seguir uma dieta mediterrânea rica em frutas, vegetais, nozes, peixes, grãos não refinados e azeite pode proteger os telômeros, que são indicadores de envelhecimento. Além disso, essa dieta é conhecida por seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que combatem o estresse oxidativo e qualquer inflamação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário