scorecardresearch ghost pixel



Aposentadoria por invalidez do INSS: veja a lista de doenças que dão acesso em 2023

Benefício é oferecido aos segurados que ficam incapacitados de realizar suas atividades laborais de forma permanente.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem um benefício destinado aos segurados que ficam incapacitados permanentemente de exercer suas atividades laborais. A aposentadoria por invalidez, ou benefício por incapacidade permanente, ajuda milhares de pessoas que não conseguem mais trabalhar.

Leia mais: Vem dinheiro aí: notícia especial para os segurados do INSS acaba de sair

A condição pode ter sido causada por um acidente de trabalho ou uma doença incapacitante, devendo ser comprovada pelo beneficiário e reconhecida por meio de uma perícia realizada pela Previdência Social.

Regras da aposentadoria por invalidez

No momento da solicitação, o beneficiário precisa estar na qualidade de segurado ou dentro do período de graça, que é de até 12 meses após o encerramento das contribuições. A carência para conseguir o benefício, ou seja, o tempo mínimo de contribuição para o INSS, também é de 12 meses. Contudo, existem algumas doenças que isentam o segurado de cumprir esse prazo, conforme falaremos mais abaixo.

Diferente de outras modalidades de aposentadoria, como por idade ou tempo de contribuição, essa pode ser concedida mesmo quando o segurado ainda não atingiu o tempo mínimo de contribuição previsto nas regras. O motivo é que a condição na qual ele se encontra o deixa incapacitado de continuar contribuindo.

Assim, desde que comprove que não possui mais condições de exercer atividades laborais para garantir seu sustento, o cidadão pode se aposentar por invalidez.

Concessão do benefício sem carência

Como mencionado acima, algumas doenças graves e/ou incapacitantes isentam o cidadão de cumprir a carência mínima de 12 meses de recolhimento ao INSS antes de solicitar a aposentadoria por invalidez. Veja quais são elas:

  1. Alienação mental
  2. Câncer (neoplasia maligna)
  3. Cegueira
  4. Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada
  5. Tuberculose ativa
  6. Hanseníase (lepra)
  7. Paralisia irreversível e incapacitante
  8. Cardiopatia grave
  9. Mal de Parkinson
  10. Espondiloartrose anquilosante
  11. Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  12. Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)
  13. Nefropatia grave
  14. Hepatopatia grave

Para mais informações sobre o processo de solicitação, concessão e acompanhamento do pedido do seu benefício por incapacidade permanente, acesse o site ou o aplicativo Meu INSS, ou agende atendimento presencial em uma agência da Previdência Social pelo telefone 135.




Voltar ao topo

Deixe um comentário