Nos últimos dias o bolo alagado viralizou nas redes sociais. Isso porque, influenciadores e cozinheiros estão testando a receita que basicamente consiste em deixar a massa absorver bastante calda a base de leite antes de confeitar o bolo. Contudo, este preparo não é uma invenção da internet. O método é inspirado em uma receita clássica latino-americana, o famoso bolo três leites.
Leia mais: Receita de bolo de milho de latinha: além de low carb, fica uma delícia!
Ele leva pão-de-ló embebido em uma mistura dos leites integral, condensado e creme de leite. Em suma, a sobremesa faz muito sucesso em países vizinhos, como, por exemplo, a Venezuela, Chile e Peru.
Mercado
De olho na nova tendência, confeiteiros podem perceber na trend uma oportunidade de mercado. Até mesmo porque o brasileiro gosta bastante de bolos mais úmidos e gelados. Prova disso, é observar o sucesso que aquele bolo gelado de coco, enrolado no papel alumínio, fazia nas festas infantis e que até hoje desperta uma nostalgia em muita gente.
Com ingredientes acessíveis e receita fácil de ser seguida, o bolo alagado pode ser uma nova fonte de renda, seja para confeiteiros ou amadores. Ainda assim, a receita não é uma unanimidade entre os confeiteiros brasileiros. Muitos rejeitam o bolo por questões estéticas, outros pelo modelo em que é comercializado, uma vez que vai em recipiente transparente de plástico que, na verdade, deveria servir como tampa da embalagem.
Entretanto, uma boa alternativa para o preparo da sobremesa de forma mais sofisticada e com mais sustentação (uma vez que a tampa é um recipiente mole), seria prepará-la em taças.
Receita
O preparo do bolo demora cerca de 50 minutos, contudo é preciso deixá-lo descansar por pelo menos seis horas.
Para isso, você vai precisar de:
- 1 xícara (chá) de água morna
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 claras
- 4 gemas
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres de essência de baunilha
- Chantilly para confeitar
Para a calda do bolo
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite integral
Preparo
Comece batendo as claras em neve e reserve. Em seguida, bata as gemas com água morna e a essência de baunilha até espumar. Neste ponto, é hora de acrescentar o açúcar e misturar bem.
Aos poucos, vá acrescentando o fermento em pó, assim como a farinha de trigo e mexendo com delicadeza. Por fim, junte as claras em neve e mexa devagar. Coloque a mistura em uma forma untada e enfarinhada e asse por aproximadamente 35 minutos em forno preaquecido a 180ºC.
Enquanto o bolo assa, prepare o líquido que irá molhar o bolo. Basta misturar o leite condensado, o leite e o creme de leite e reservar. Coloque parte desta calda em um recipiente fundo e acomode o bolo já frio. Junte o restante da calda e, por fim, deixe que a massa absorva esse líquido.
Deixe o bolo descansar na geladeira por seis horas e, em seguida, decore com chantilly.
Agora é só servir.