Brinde à qualidade: top 3 cervejas sem glúten, segundo especialistas

Bebidas foram colocadas em ranking por especialistas do jornal Estadão.



Quem gosta de cerveja sabe diferenciar as variedades que existem da bebida no mercado, como IPA, Pilsen e Lager, por exemplo. Isso sem contar aquelas feitas com frutas exóticas, como manga e pitaya. Agora, há uma novidade: as cervejas sem glúten.

Veja também: O segredo da cerveja sem álcool que muita gente ainda não descobriu

Assim como as cervejas sem álcool são destinadas a quem não pode se alcoolizar, as cervejas sem glúten são feitas para quem é celíaco – ou seja, quem tem intolerância ao glúten. Assim, podem curtir o happy hour sem qualquer problema.

Para quem torce o nariz para esta variedade de bebida, aqui vai um dado interessante: de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 1% da população tenha alguma restrição ao glúten. Mas o número pode aumentar, já que tem gente que nunca consegue diagnosticar esta intolerância alimentar.

Especialistas elencaram as 3 melhores cervejas sem glúten do mercado

Um grupo de especialistas ouvidos pelo jornal Estadão experimentou seis marcas de cervejas para celíacos.

Luís Celso Junior, Kathia Zanatta, Natanael Bertholo e Yumi Shimada (co-criadora da cervejaria Japas e celíaca) observaram sete critérios específicos nas bebidas:

  • Aspecto visual;
  • Formação e persistência da espuma;
  • Aroma;
  • Sabor;
  • Carbonatação;
  • Retrogosto e
  • Drinkability, ou seja, o quão fácil é beber a cerveja.

E o mais importante: a degustação foi feita às cegas.

Qual a melhor cerveja sem glúten?

A medalha de ouro foi para a cerveja Farrapos Sem Glúten – Pilsen. O destaque da bebida é que ela tem amargor na medida certa e, ainda segundo os especialistas, tem ótima carbonatação e aroma equilibrado entre lúpulo. Além de ser bem encorpada.

A prata ficou com a Michelob Ultra. Avaliaram que é uma cerveja fácil de beber, mas tem um amargor sutil e aroma discreto. Por isso, ficou em segundo lugar.

Enfim, a medalha de bronze foi para a Motriz – Bierinbox. Críticos pontuaram o aroma de malte, amargor agradável e sensação refrescante como pontos fortes. No entanto, notaram alguns sinais de oxidação.

O ranking completo pode ser conferido aqui.

Então, se você é celíaco ou tem alguma sensibilidade ao glúten, já sabe que não há necessidade de abrir mão da cervejinha no fim do dia. É completamente possível saborear a vida um gole de cada vez – ainda mais no calor que está fazendo no Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário