scorecardresearch ghost pixel



Ação do glúten no seu corpo: quando é necessário ficar ALERTA e agir?

Mesmo pessoas saudáveis têm dificuldade em absorver seus componentes, pois não possuímos uma enzima para essa função.



Nos últimos anos, muito tem sido dito sobre os efeitos do glúten no organismo humano. Composto pelos peptídeos gliadina e glutenina, apresenta uma peculiaridade: não é quebrada durante a digestão.

Leia mais: Receita de pão de tapioca sem glúten na airfryer: a opção saudável e saborosa para o seu café da manhã

Mesmo pessoas saudáveis têm dificuldade em absorver seus componentes, pois não possuímos uma enzima para essa função. Isso significa que a alta ingestão dessa proteína pode acarretar problemas, não apenas em indivíduos com doença celíaca.

Efeitos negativos

O principal efeito negativo é a permeabilidade intestinal, descoberta pelo Dr. Alessio Fasano. O glúten estimula a produção de uma substância chamada zonulina, que afrouxa as junções das células do revestimento do intestino. Esse afrouxamento leva à formação de uma barreira intestinal permeável, permitindo a passagem de alimentos mal digeridos, toxinas e bactérias para a corrente sanguínea.

Além disso, nosso sistema imunológico é ativado, levando a processos inflamatórios e, potencialmente, ao desenvolvimento de doenças autoimunes.

Não é surpresa que estejamos testemunhando um aumento nas doenças autoimunes atualmente. Mas não entre em pânico! Existem medidas que você pode tomar para evitar complicações.

O segredo está em uma dieta equilibrada

Uma dieta equilibrada, baseada em alimentos naturais como frutas, legumes, verduras e proteínas, é o ideal. Evite industrializados e processados. No entanto, isso não significa que você precise abrir mão de um pãozinho ou pizza de vez em quando.

O segredo está em prepará-los em casa, utilizando ingredientes de qualidade e, se possível, evitando o trigo.

Para te inspirar, confira uma receita deliciosa de pão de iogurte sem glúten, compartilhada pela especialista Chef do Gluten Free Academy e fundadora do Viver Sem Trigo, Paula Martins.

Ingredientes:

  • 150g de farinha de arroz;
  • 75g de amido de milho;
  • 75g de polvilho doce;
  • 6g de goma xantana;
  • 30g de açúcar (opcional);
  • 5g de fermento biológico seco;
  • 3 ovos;
  • 50g de óleo;
  • 5g de sal;
  • 170g de iogurte natural ou 1/2 xícara de leite vegetal;
  • Aproximadamente 100ml de água morna.

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes secos, exceto o sal, em um recipiente. Adicione os ovos, o iogurte e o óleo. Bata até obter uma massa homogênea, adicionando água aos poucos, se necessário. Quando a massa estiver bem misturada, acrescente o sal.
  2. Transfira a massa para uma assadeira de pão untada com óleo. Deixe descansar até dobrar de volume.
  3. Pré-aqueça o forno a 200-180ºC (utilizando o truque do forno frio com vapor para fornos elétricos).
  4. Asse o pão por cerca de 50 minutos. Se estiver usando um forno a gás, pré-aqueça a 240ºC por aproximadamente 40 minutos e, em seguida, reduza para 220ºC.

Lembre-se de que cuidar da sua alimentação é uma forma valiosa de cuidar do seu corpo. Ao adotar uma abordagem consciente em relação ao consumo de glúten, você estará dando um grande passo em direção a uma vida mais saudável e equilibrada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário