CadÚnico Digital: veja como se cadastrar e receba os benefícios sociais

Para reduzir o tempo de espera nas filas presenciais, o Cadastro Único Digital foi reformulado recentemente. Veja como se cadastrar.



O Cadastro Único Digital foi divulgado recentemente pelo Governo Federal, com o intuito de simplificar o acesso aos benefícios sociais por parte da população de baixa renda no Brasil. Após passar por uma reformulação, a plataforma conta agora com mais recursos para os usuários. Além de possibilitar consultas simples utilizando o CPF, a plataforma também permite uma visão mais abrangente dos dados registrados.

Leia mais: 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família têm dados atualizados; saiba o motivo

Por meio do CadÚnico Digital, os brasileiros conseguem realizar um pré-cadastro, emitir o comprovante do registro e atualizar as informações importantes. No site, é possível encontrar quais benefícios estão sendo ofertados ao seu CPF e também quais são os pontos de atendimento físico mais próximos.

Um dos intuitos do novo sistema é reduzir o tempo de espera nas unidades de atendimento. Com isso, as famílias podem realizar grande parte do processo de cadastramento por meio da plataforma online, agilizando o procedimento; contudo, vale ressaltar que, após concluir o processo online, o responsável familiar tem 120 dias para comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e finalizar o cadastramento.

Como realizar se cadastrar?

Para realizar o pré-cadastro no CadÚnico, é necessário acessar à plataforma digital e realizar o login com a conta Gov.br. O cidadão também deve atender a alguns requisitos para conseguir realizar a inscrição. Veja só!

  • Rendimento mensal por familiar de até meio salário mínimo (R$ 660 por pessoa);
  • Renda total familiar não deve ser maior que três salários mínimos (R$ 3.960);
  • Designar um membro como responsável pelo cadastro, de preferência mulher com, no mínimo, 16 anos e que more na mesma casa.

Após realizar o processo do CadÚnico Digital, o cidadão se torna elegível para vários programas sociais, como o Bolsa Família e o Tarifa Social e Energia Elétrica (TSEE). Por fim, o Cadastro Único é imprescindível para todos que desejam ter acesso aos auxílios sociais pagos pelo Governo Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário