Calor extremo ou frio? Veja o que esperar do clima para o mês de outubro

Conhecido por ser o mês mais quente do ano, os brasileiros querem saber: a onda de calor irá se manter em outubro?



Com a chegada de outubro, os brasileiros se questionam se há alguma chance da forte onda de calor se repetir neste mês, visto que ele é tipicamente o mês com temperaturas mais altas no país. De acordo com o Climatempo, oito das 15 temperaturas mais altas registradas no Brasil aconteceram em outubro de 2020.

Veja também: Onda de calor no início da primavera pode indicar como será o tempo em outubro?

Neste ano, o El Niño continuará tendo influência no mês de outubro, previsto para atuar durante toda a primavera de 2023 e o verão 2023/2024. Assim, a previsão é de que ele comece a enfraquecer somente durante o outono de 2024. Em outubro, o fenômeno se destacará pelo aumento das chuvas na região Sul e a seca no Norte e Nordeste brasileiro.

Já em relação às temperaturas, o Inmet indica que os termômetros ficarão acima da média em grande parte do país. As temperaturas elevadas serão registradas principalmente no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Piauí e no Oeste da Bahia, ultrapassando os 29ºC. Em contrapartida, nas áreas mais altas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as temperaturas poderão ser menores do que 16ºC.

Previsão para outubro no Centro-Sul brasileiro

Na região Sul, os volumes de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ficarão acima da média, assim como no Paraná. De acordo com a previsão do Climatempo, os temporais com ventos fortes e a queda de granizo são comuns ao longo da primavera no Sul do país, podendo ocorrer em outubro.

Em relação ao Sudeste, não há previsão de chuva generalizada na região durante outubro. Algumas frentes frias se aproximarão pelo litoral, porém serão desviadas para o oceano antes mesmo de chegar no Espírito Santo. Assim, a previsão indica que as chuvas em outubro fiquem um pouco abaixo da média em toda a região. A exceção será para São Paulo, Zona da Mata Mineira e na região serrana do Rio de Janeiro, que terão precipitados dentro da média.

No Centro-Oeste, as chuvas ficarão um pouco abaixo da média em grande parte da região, com previsão de chuvas dentro do esperado apenas no Mato Grosso do Sul. Isso porque as partes centro, sul e leste do Mato Grosso do Sul irão relatar pancadas de chuva mais frequentes, devido à influência da instabilidade do Sul do Brasil e do Paraguai.

Previsão para Norte e Nordeste

Na região Norte, as chuvas ficarão abaixo da média em Roraima, no Amazonas, no Pará e em Tocantins. Essa situação gera uma certa preocupação nos especialistas, visto que os rios responsáveis por alimentar a bacia amazônica já estão em um nível abaixo do esperado para a época. Além disso, precipitações irregulares e um calor severo aumentam o risco de incêndios nas vegetações.

Por fim, o Nordeste deverá registrar níveis de chuvas dentro da normalidade. Ou seja, o Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Pernambuco e Alagoas terão pouca chuva ao longo do mês. Para os demais estados da região, a previsão é de chuva abaixo da média esperado, com exceção de alguns pontos da Bahia, do Piauí e do Maranhão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário