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CIN entre nós: afinal, os brasileiros têm prazo para emitir o novo RG?

Novo documento será implementado em breve em todos os estados e, com isso, brasileiros terão prazo para solicitar a versão atualizada.



Conforme detalhou o Governo Federal, o novo RG é um documento de identificação único e voltado para todos os brasileiros com Cadastro de Pessoa Física (CPF). A ideia não é só aplicar alterações em seu layout mas também incluir elementos de segurança para evitar fraudes envolvendo documentos. Veja o prazo de emissão!

Leia mais: CIN digital: nova identidade já foi emitida 1,5 milhão de vezes; peça a sua

A data inicialmente estabelecida para a implementação da agora chamada Carteira de Identidade Nacional (CIN) era 6 de março deste ano; contudo, devido a desafios financeiros e outras mudanças aplicadas recentemente pelo governo, foi necessário adiar esse prazo.

Agora, todas as unidades federativas têm até 6 de novembro para se adequar ao novo serviço. Até o momento, 12 estados estão prontos para fornecer o novo documento. Conforme mostram os dados atualizados sobre a emissão do documento, o item está disponível no Acre; Alagoas; Amazonas; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços divulgou em suas redes que foram emitidos 1,5 milhão de identificações até o mês passado. A nova versão do RG pretende deixar a identificação do brasileiro mais segura e informativa, visando reunir diversos documentos pessoais que estão vigentes no país hoje.

Com a mudança, o item apresenta um código de segurança parecido com os exibidos em passaportes. Além disso, é possível ter uma versão virtual, que possibilita acessar os principais serviços públicos federais digitais.

A emissão tem um prazo?

Sim! Ainda de acordo com as informações, o Decreto nº 10.977/2022 estabelece que a população terá um prazo para alterar o documento. “As carteiras de identidade antigas terão um prazo de 10 anos para serem trocadas”. Isso, a partir da publicação do decreto, conforme destacou o governo.

Com a regulamentação da emissão, os cidadãos podem se direcionar a qualquer ponto de atendimento dos órgãos de identificação em território nacional para solicitar o novo documento.




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