scorecardresearch ghost pixel



Como a caminhada após as refeições pode mudar a saúde em até 67%?

Depois daquela lasanha deliciosa ou do tradicional arroz, feijão e bife, que tal uma caminhada? Uma ação simples com muitos benefícios.



Quem é que não gosta daquele bom e velho ritual do almoço! Satisfazer-se com uma refeição deliciosa e, em seguida, cair na tentação de um sofá aconchegante para uma breve soneca. Quem nunca?

Leia mais: Tendência da caminhada silenciosa dominou o TikTok; o que ela prega?

Agora, imagine transformar essa rotina em algo ainda mais benéfico. Já pensou em caminhar após aquela lasanha suculenta ou aquele prato de arroz, feijão e bife? Parece simples, mas acredite, essa prática tem o seu valor.

Ritual de caminhada simples pode fazer a diferença

Em nossa frenética rotina diária, manter o corpo em movimento é uma verdadeira arte. A cada esquina, há um compromisso, uma tarefa, um e-mail para responder. Em meio a tudo isso, a atividade física acaba, muitas vezes, ficando em segundo plano. E se te contássemos que simples caminhadas após as refeições podem ser a chave para uma saúde melhor? E não estamos falando de longas maratonas ou treinos de alta intensidade.

De acordo com especialistas e pesquisas científicas, o segredo é caminhar durante dez minutos após se alimentar.

  • Vamos lá! Por que esse ritual tão simples pode fazer diferença?

A médica endocrinologista Deborah Beranger, especialista em medicina funcional, tem a resposta: “A caminhada leve depois de se alimentar melhora o processo digestivo, pois tem uma ação anti-inflamatória e melhora a função do trânsito intestinal, pois estimula a contração do intestino”. E não para por aí.

A caminhada não só beneficia a digestão. Andar contribui para o aumento da musculatura, e essa elevação muscular reduz a probabilidade de desenvolver osteoporose, fortalece as articulações e alivia as dores musculares e de coluna.

E para os corações? O bater fica mais tranquilo e equilibrado, pois a prática auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, caminhar ainda tem um papel relevante na diminuição do estresse e melhora em quadros de ansiedade. Mas calma lá! Como em tudo na vida, há recomendações.

Deborah destaca: “Para ter bons resultados, a caminhada pode acontecer após qualquer refeição e durar, em média, 10 minutos”. Mais que isso pode fazer a atividade deixar de ser leve. Cuidado: se o prato for pesado, vale esperar um pouco para evitar refluxos e dores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário