scorecardresearch ghost pixel



Tendência da caminhada silenciosa dominou o TikTok; o que ela prega?

A proposta é simples: caminhar, em silêncio, sem distrações, podcasts ou música. Apenas você e o mundo ao seu redor.



Quem é que nunca viveu momentos de agitação mental, nos quais a cabeça parece abrigar uma multidão barulhenta? O nosso mundo digital não ajuda: estamos constantemente cercados de estímulos, notificações e conexões ininterruptas, mas, de repente, uma tendência vem ganhando força na esfera do bem-estar e nos fazendo lembrar da importância do silêncio. Vai uma caminhada silenciosa aí?

Leia mais: Bateu a ‘bad’? Harvard revela o que pode ser o motivo da sua infelicidade

Em resumo, nesse contexto, a influenciadora Mady Maio trouxe à tona a caminhada silenciosa em um vídeo do TikTok que já conta com quase meio milhão de visualizações.

Como ela mesmo descreveu: “Era apenas eu, eu mesma e eu”. A névoa mental que a envolvia nos primeiros minutos acabou dando lugar a um “estado de fluxo”, permitindo que as ideias fluíssem com naturalidade. A proposta é simples: caminhar, em silêncio, sem distrações, podcasts ou música. Apenas você e o mundo ao seu redor.

Se é tão simples, por que então essa caminhada ganhou tanto destaque?

Uma rápida análise de nossa relação atual com a tecnologia responde essa questão.

Somos dependentes de nossos dispositivos eletrônicos, como ressaltou Arielle Lorre, uma criadora de conteúdo de Los Angeles: “Há 15 ou 20 anos, isso nem mesmo seria uma conversa”. E agora, nesse mundo frenético, surge a questão: “como podemos contrariar isso?”, como Lorre bem colocou.

É evidente que caminhar faz bem.

Estudos têm mostrado os diversos benefícios dessa atividade simples, que vão desde melhorias na saúde mental até o aumento da expectativa de vida. Como mencionado em um estudo de 2020 do Journal of Environmental Psychology, uma caminhada de 30 minutos em um parque urbano mostrou uma diminuição no tempo dedicado a pensamentos negativos.

Mas em uma era dominada pela digitalização, a caminhada silenciosa resgata algo que perdemos: a capacidade de estar presentes. Gloria Mark, professora da Universidade da Califórnia, Irvine, observou que a nossa atenção se tornou volúvel, saltando de um conteúdo digital para outro em meros segundos.

Uma caminhada tranquila pode recarregar as nossas energias mentais, tornando-nos mais produtivos e focados. Ela pontua que “desconectar por um tempo pode realmente nos ajudar a ter um melhor desempenho”.

David M. Levy, especialista em tecnologia consciente, destacou uma realidade: estamos sempre correndo, sempre procurando algo mais, sempre distraídos. Ele nos convida a apreciar o presente: “Há uma grande beleza e vivacidade no mundo fora do que quer que estejamos fazendo em nossos dispositivos eletrônicos”.

Então, por que não tentar? Quando sentir a necessidade de se conectar consigo mesmo e desconectar do mundo digital, dê uma chance à caminhada silenciosa. Talvez seja a pausa revigorante que a sua mente está ansiando.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário