scorecardresearch ghost pixel



Compre à vontade: YouTube anuncia botão para vendas nos vídeos

Com a novidade, criadores de conteúdo e marcas poderão adicionar botão de anúncio dentro do vídeo que levar usuário para uma página de venda.



Nesta quarta-feira, 18, o Google anunciou um recurso que pode ser positivo para marcas, criadores de conteúdo e influenciadores, mas não tão vantajoso assim para outros usuários da plataforma. A empresa revelou a inclusão do botão para a venda de produtos que serão exibidos durante os vídeos.

Leia mais: Empresas querem hackear WhatsApp – e pagam MILHÕES por isso

O novo recurso permite que os criadores incluam um botão em seus vídeos, que redirecionará os espectadores para uma página de venda que mostrará os detalhes dos produtos anunciados nos conteúdos. Esse botão será adicionado em momento escolhido pelo criador.

Dessa forma, o youtuber que estiver falando sobre algum produto poderá deixar o botão de comprar em destaque.

Botão de comprar no YouTube

A novidade é uma forma atrativa para os interessados em venda; contudo, sites especializados apontam que essa será uma propaganda extra para usuários que desejam apenas acompanhar os vídeos. Além disso, o Google não detalhou se a nova funcionalidade passará a funcionar para quem tem o serviço YouTube Premium. A assinatura visa melhorar a experiência do usuário na plataforma e chama atenção justamente por não exibir propaganda. Até o momento, não há informações sobre os assinantes poderem usar o mecanismo para manter os anúncios desativados.

Para sanar essa dúvida, o portal Tecnoblog buscou esclarecimentos da big tech e ainda aguarda respostas. Segundo o site mencionado, a ideia do botão de vendas, em teoria, é para deixar as propagandas menos invasivas do que aquelas que costumam interromper o vídeo.

Vale ressaltar que o momento de lançamento da função é estratégico, pois está faltando apenas algumas semanas para a Black Friday, o tradicional dia de liquidações. Isso, sem falar das festas de final de ano. Desse modo, os criadores e os outros usuários terão tempo para se familiarizar com a ferramenta.

O próprio Google ressaltou que os usuários apresentaram a tendência de clicar duas vezes mais no link quando estes passaram a aparecer no momento em que os produtos eram anunciados, de acordo com testes. O resultado foi comparado com as propagandas disponíveis ao longo dos vídeos. Um detalhe importante é que os botões vão aparecer apenas em vídeos com mais de um minuto, além disso, os shorts ficarão de fora dessa novidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário