Conheça o valor da correção monetária do lote residual da restituição do Imposto de Renda

Lote residual da restituição do IR será depositado na próxima semana para mais de 354 mil contribuintes contemplados.



A Receita Federal anunciou que fará o pagamento do lote residual da restituição do Imposto de Renda 2023 na próxima terça-feira (31). Segundo o órgão, 354.509 contribuintes serão contemplados com um montante total de R$ 643.259.756,29 em devoluções.

Leia mais: É o fim das filas de pedágio para ESTES clientes Nubank

O grupo é composto por contribuintes com prioridade legal, que receberão R$ 427.280.878,46, além de declarantes não prioritários. Veja a quantidade de pessoas em cada categoria:

  • Idosos acima de 80 anos: 6.106 contribuintes;
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 54.438 contribuintes;
  • Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 6.491 contribuintes;
  • Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério: 16.874 contribuintes;
  • Utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix: 119.040 contribuintes;
  • Sem prioridade legal: 151.560 contribuintes.

Correção monetária

Para que o dinheiro não perca valor durante os meses em que esteve em posse da Receita Federal, ele é devolvido com correção monetária. Assim, o cidadão receberá os valores do próximo lote da restituição corrigidos em 5,25%, percentual baseado na taxa Selic, hoje no patamar de 13,25% ao ano.

Os lotes residuais são liberados após o fim do pagamento dos regulares para abranger declarantes cujas restituições não foram processadas anteriormente, principalmente aquelas que caíram na malha fina.

Consultar lote residual

Para realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda, o interessado deve acessar o site ou aplicativo da Receita, entrar no menu “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Basta informar o CPF e data de nascimento para conferir as informações.

O valor é creditado na conta bancária informada na declaração, seja de forma direta ou via Pix. Em caso de problemas no crédito, é possível reagendar o pagamento no prazo de até um ano entrando em contato pelos canais de atendimento do Banco do Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário