scorecardresearch ghost pixel



Continuar usando papel higiênico não é uma boa ideia e nós te provamos

Embora o papel higiênico leve a uma ideia de limpeza, parece que o material não apresenta tantos benefícios quanto se esperava há alguns anos.



Primeiramente, o papel higiênico é feito de celulose, um resíduo orgânico que se decompõe facilmente. Por esse motivo, não é possível reciclá-lo, pois perde a qualidade e a resistência, além de contaminar outros materiais na coleta seletiva.

Veja também: Por que é melhor tomar banho à noite e não pela manhã? Ciência explica

Além disso, ao ser usado, passa a ser considerado um lixo contaminado, que precisa ser descartado em aterros sanitários ou incineradores. Desse modo, gera mais poluição e desperdício de recursos naturais, começando pelas árvores.

Papel higiênico pode aumentar o risco de contaminação

Nesse caso, vale mencionar uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que constatou microrganismos nos papéis. Logo, a análise revelou que o papel higiênico contém até 500 mil bactérias por grama.

Visto que os germes causam infecções urinárias, vaginais ou anais, é importante reconhecer alternativas seguras e sustentáveis. Ou seja, enquanto o papel causar atrito na região íntima, é válido questionar as opções existentes.

Dos danos ambientais aos problemas de saúde

Dito isso, a produção é uma das maiores responsáveis pelo desmatamento de florestas nativas, principalmente na América do Sul. Afinal, para produzir um rolo de papel higiênico, são necessários cerca de 140 litros de água e 1,3 kw de energia.

Outro fator que merece atenção é que os ingredientes incluem substâncias químicas nocivas, como cloro, formaldeído e bisfenol A. Portanto, afeta negativamente a vida de seres humanos e animais que compartilham o ecossistema da Terra.

Qual é o próximo substituto do papel higiênico?

Diante dos problemas causados pelo papel higiênico, muitas pessoas estão buscando soluções. Sendo assim, uma delas é o bidê, um dispositivo que jorra água após a realização das necessidades físicas, limpando o corpo de maneira eficiente.

Por fim, essa tecnologia permite a instalação no vaso sanitário ou a criação de modelos portáteis. Todavia, os lenços umedecidos biodegradáveis sem álcool e parabenos também substituem temporariamente o papel convencional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário