Além de potencialmente ilegais, agora alguns kits de TV Box também podem ser perigosos para o usuário. Pesquisadores em segurança da Human Security encontraram uma rede de vírus focados em fraudes de anúncios, escondidos em mais de 74 mil dispositivos Android.
Leia mais: Quer ter TV Box em casa? Estes são os 8 modelos aprovados pela Anatel
Segundo publicou o site CanalTech, quase 200 modelos de aparelhos vêm com os malwares de fábrica – assim, eles passam despercebidos pelo usuário. A maioria dos gadgets, conforme a publicação, são da categoria de TV Box.
Como funciona o vírus das TV Box?
Os cibercriminosos colocam os vírus para abrir anúncios de forma que o usuário não percebe. Assim, eles geram clique e engajamento na publicidade e quem está curtindo o filme ou série nem se dá conta disso.
Os ganhos vão para os criminosos, mas o dispositivo pode acabar sendo contaminado por aplicativos ou outros malwares. Ademais, os aparelhos também podem ser usados em campanhas de disseminação de spam.
Os malwares podem, ainda, criar e usar contas falsas de e-mail e mensagem. Ou até mesmo roubo de dados – principalmente se você tem alguma conta de streaming logada. E o pior, tudo isso sem que você nem se dê conta.
A Bela Adormecida
O vírus fica “adormecido” até o usuário conecte o aparelho à internet. Neste momento, também ocorre o contato com os servidores dos ladrões de dados. É de lá que acontecem as instruções para os cliques fraudulentos em anúncios.
Conforme pontuaram os pesquisadores da Human Security, os vírus podem ter sido responsáveis por mais de quatro trilhões de requisições de anúncios por dia.
Tem no Brasil?
De acordo com a publicação do CanalTech, a maioria dos kits de TV Box com vírus vem de fabricantes chinesas. Nenhum dos aparelhos homologados pela Anatel conta na lista dos infectados, entretanto há aqueles que podem ser encontrados por aqui são usados de forma clandestina.
Dentre eles: T95, T95Z, T95MAX, X88, Q9, X12PLUS e MXQ Pro 5G.