O programa Desenrola Brasil deve ganhar no dia 9 de outubro uma plataforma específica para renegociação de dívidas. A segunda fase do projeto do governo federal com foco em promover a adimplência será aberta para pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Leia mais: Após falha no pagamento do Pasep, servidores podem receber um bom dinheiro
Dívidas de até R$ 5 mil poderão ser pagas com descontos exclusivos, taxa de juros de até 1,99% ao mês e parcelamento em até 60 meses. Será possível renegociar débitos bancários e não bancários, como contas de luz, água e telefone.
No entanto, antes de conferir as propostas das empresas participantes, o consumidor terá que fazer um cadastro no portal gov.br. Saiba mais a seguir.
Como criar uma conta gov.br
A conta gov.br permite ao brasileiro utilizar uma série de serviços públicos digitais acessando as plataformas com uma mesma credencial. A identificação funciona como uma espécie de identidade do cidadão na internet, com a qual é possível realizar transações no Detran, SUS, Receita Federal, Enem, entre outros.
Para criar a sua conta, basta seguir as instruções abaixo:
- Acesse o portal gov.br;
- Clique em “entrar com gov.br”;
- Informe seu CPF e toque em “continuar”;
- Leia e aceite os termos;
- Selecione “Continuar”;
- Informe um dos bancos disponíveis para vincular sua conta ou clique em “Tentar de outra forma”;
- Preencha os dados solicitados, que podem ser validados na Receita Federal ou no INSS;
- Informe o código enviado para seu e-mail ou celular no campo indicado;
- Cadastre uma senha e confirme;
- Pronto, você já pode utilizar as credenciais cadastradas para acessar o sistema.
Vale mencionar que o cadastro possui os níveis bronze, prata e ouro de segurança e acesso. Para utilizar os serviços do Desenrola, é preciso ser ao menos nível prata.