scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: agenda econômica do governo, lote residual de restituição, novos Macs e chuvas fortes no país marcam 31 de outubro

Corria do governo para cumprir sua agenda econômica até o fim do ano está entre os principais assuntos desta terça (31).



A previsão do tempo desta terça-feira (31) é de pancadas de chuva no Centro-Sul do país, com possibilidade de ventos, raios, granizo e acumulados de até 80 mm. Mudando de assunto para a tecnologia, a Apple pode apresentar detalhes sobre seus novos Macs em evento marcado para a noite de hoje.

Leia mais: Maré de azar dos brasileiros faz Mega-Sena chegar a R$ 105 milhões

No campo da economia, o destaque é a corrida do governo federal para cumprir sua agência econômica antes do recesso de fim de ano. Já os contribuintes que acertaram as contas com a Receita vão receber o lote residual da restituição do Imposto de Renda.

Confira mais detalhes sobre os principais assuntos do dia.

Novos Macs da Apple

A Apple realiza na noite de hoje o “Scary Fast”, evento durante o qual pode revelar novidades sobre os computadores Mac. Analista acreditam que a empresa deve apresentar novos modelos iMac e MacBook Pro, já que neste ano apenas a versão mini foi lançada.

Também são esperadas menções aos novos chips M3, componentes que possivelmente serão incluídos nos novos computadores. Outros produtos, como iPhone e Apple Watch, foram revelados em setembro e já estão à venda.

A transmissão começa às 21h (horário de Brasília), no canal oficial da empresa no YouTube e no site apple.com.

Agenda econômica

O governo federal corre contra o tempo para aprovar sua agenda econômica e viabilizar o cumprimento do marco fiscal que substituiu o teto de gastos. Sancionada em agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a nova regra prevê déficit zero como meta para 2024.

Para cumprir o prometido, o governo precisa encontrar formas de aumentar a arrecadação, mas encontra a resistência do Congresso em alguns pontos.

Entre as prioridades do Planalto estão a reforma tributária, a taxação das offshores e de fundos exclusivos e a regulamentação das apostas esportivas. A agenda também conta com a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 e Lei Orçamentária Anual (LOA).

“O governo está determinado a concluir, neste ano, com as votações do conjunto de matérias que ponham a nova regra fiscal em pé. Por isso, é fundamental, o quanto antes, a aprovação das pautas econômicas”, disse o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).

Lote residual do IR

A Receita Federal libera nesta terça-feira o lote residual da restituição do Imposto de Renda 2023. Contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram sua situação, poderão sacar o imposto a restituir deste exercício e dos exercícios anteriores.

A restituição é paga em cinco lotes oficiais, mais lotes residuais para incluir por contribuintes que se regularizaram após o fim do prazo. Para facilitar o processo, o Fisco iniciou o Projeto Cartas, que informa os cidadãos sobre suas pendências via carta.

Cerca de 354.509 pessoas receberão um montante de R$ 643.259.756,29 em restituições. Para confirmar se foi contemplado, basta acessar o site da Receita, entrar no menu “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”.

Caso a mensagem exibida na tela seja “em fila de restituição”, o pagamento será feito em breve. Se aparecer a informação “enviado crédito para o banco”, significa que o valor já foi liberado. O crédito é realizado na conta bancária informada na declaração, seja por transferência direta ou via Pix.

Previsão do tempo

Uma frente fria que avança sobre a região Sul espalha temporais pelos três estados nesta terça, especialmente por Santa Catarina e Paraná. Os volumes de chuva podem chegar a 80 milímetros, com chance de ventos, raios e granizo.

Também chove no Sudeste, onde a frente fria deve provocar pancadas de chuva em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O mesmo vale para o Mato Grosso do Sul, que pode receber temporais. Nos demais estados do Centro-Oeste, o tempo firme predomina.

Já no Nordeste, o tempo continua firme em quase toda a região, exceto em algumas áreas da Bahia. Chove em pancadas em boa parte da região Norte, mas entre o Pará e o Tocantins, o tempo também fica firme.




Voltar ao topo

Deixe um comentário