scorecardresearch ghost pixel



Dieta da banana matinal funciona de verdade ou é só moda?

Criada em 2008 no Japão, essa dieta promete auxiliar no processo de emagrecimento. Mas será que essa promessa tem fundamento?



Em tempos de redes sociais e conexões rápidas, frequentemente vemos uma enxurrada de tendências alimentares pipocando em nossos feeds. E uma que tem retornado com frequência ao centro dos holofotes é a dieta da banana matinal.

Leia também: Dieta? Japoneses revelam 5 hábitos para um corpo saudável sem sofrência

Criada em 2008 no Japão, essa dieta promete auxiliar no processo de emagrecimento. Mas será que essa promessa tem fundamento? Vamos entender melhor.

Banana no café da manhã: como assim?

A dieta da banana matinal foi criada pela farmacêutica japonesa Sumiko Watanabe, especialista em medicina preventiva. De maneira simples, a proposta é que, pela manhã, você come apenas bananas, seguidas de um copo de água morna ou em temperatura ambiente cerca de 30 minutos após o consumo da fruta.

As razões por trás dessa dieta são várias: bananas são uma excelente fonte de carboidratos, fibras, vitamina C e B6, potássio e vários outros nutrientes.

Além disso, a ideia é que, ao combinar a banana com a água, ocorra a formação de um gel que prolonga a sensação de saciedade, graças às fibras presentes na fruta. Isso soa ótimo, certo? Mas há um ‘porém’…

O lado delicado da dieta da banana

É importante frisar que uma dieta eficiente para emagrecimento sempre estará associada à combinação de bons hábitos alimentares, restrição calórica e atividade física. Em outras palavras, não basta apenas comer bananas no café da manhã e esperar milagres.

Além disso, dietas que focam intensamente em um único alimento podem acarretar desequilíbrios nutricionais, picos de compulsão alimentar e, em casos mais graves, até mesmo problemas de saúde. Então, equilíbrio é a palavra-chave.

Variedade no cardápio: uma sugestão

Se você estiver pensando em adotar a dieta da banana matinal, que tal combinar a fruta com outros alimentos ricos em nutrientes, como sugere a nutricionista Maria Angélica? Ao invés de consumir apenas bananas, que tal adicionar aveia, iogurte ou até mesmo um smoothie nutritivo? Isso não apenas trará variedade ao seu café da manhã, como também potencializará os benefícios da dieta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário