scorecardresearch ghost pixel



É do Brasil! Dois dos cinco melhores pratos com feijão do mundo são brasileiros

Saiba quais são os dois preparos da gastronomia brasileira que figuram entre as cinco melhores receitas com feijão em todo o mundo.



Que o feijão faz parte do dia a dia alimentar do brasileiro todo mundo sabe. O que você talvez não tenha conhecimento é que dois pratos tradicionais da nossa gastronomia fazem parte do Top 5 pratos com feijão da enciclopédia gastronômica TasteAtlas.

Leia mais: 2 truques de cozinheiros para requentar feijão e parecer que foi feito no dia

De um total de cinco pontos possíveis, o tutu de feijão ficou com a quarta posição ao somar a nota 4,5. Já a feijoada ficou com o quinto lugar ao ter a nota 4,4. Ainda no Top 10 está outro prato brasileiríssimo: o feijão tropeiro, ocupando a sétima posição. Outras iguarias mundiais, como o cassoulet francês e a pasta e fagioli italiana, aparecem no Top 50 da enciclopédia.

Tutu e tropeiro

O Atlas coloca o tutu de feijão e o tropeiro como iguarias mineiras. A publicação descreve o tutu de feijão como um prato feito a partir da combinação de grãos, geralmente feijão preto, na textura de purê, acrescido de farinha de mandioca. Além disso, a enciclopédia destaca que se pode usar cebolas, alho, azeite, salsinha e louro. Contudo, reforça que pode haver diversas variações e acompanhamentos como, por exemplo, linguiças de porco, couve e arroz.

No caso do feijão tropeiro, a publicação reforça a origem do prato, comum entre os tropeiros, ou seja, homens que conduziam gado itinerante no século XVII. “Acredita-se que o prato foi inventado no período colonial brasileiro, quando tropeiros costumavam vender produtos enquanto viajavam a cavalo, trazendo feijões, farinha de mandioca e carne seca com eles em jornadas longas”, conclui.

Feijoada

Apesar de estar atrás do tutu de feijão na lista, a feijoada ganhou muitos elogios da publicação. Para ela, a iguaria é o prato nacional do Brasil, consumido em todo o território e que cada família tem a sua receita. “Tradicionalmente, seu preparo é para o almoço de sábado, para que quem come possa tirar uma soneca depois. Os feijões ganham sabor com cebolas, tomates, coentro e alho, enquanto a carne de porco pode ser enriquecida adicionando carne seca e linguiças de porco”, conclui.

Vale lembrar que, além do sábado, a quarta-feira também é um dia comum para se encontrar feijoada no cardápio de restaurantes de todo o país.




Voltar ao topo

Deixe um comentário