Beber cachaça é um hábito de grande parte dos brasileiros. Afinal, esta é uma bebida tradicional do nosso país, usada para fazer a Caipirinha, drink tupiniquim que ganhou o mundo. Além disso, é muito comum para abrir o apetite ou “abrir os trabalhos” de uma noite de diversão com os amigos.
Leia também: ‘Isso aqui é elite’: cachaça brasileira é a mais cara do mundo; preço é alarmante
Entretanto, ingerir doses de cachaça todos os dias pode trazer efeitos muito danosos ao seu corpo, conforme apontou a nutricionista Thaiz Brito em publicação no Metrópoles. Segundo ela, 45 ml da bebida tem aproximadamente 14 g de álcool puro – algo como quase 50% de sua composição.
Isso sem contarmos que é uma bebida que pode causar dependência – e levar ao alcoolismo – e é uma substância psicoativa. Em ambos os casos trazem consequências negativas.
O que acontece se eu beber cachaça todos os dias?
Conforme a publicação, há evidências científicas de que os danos do consumo de álcool no organismo são significativos. Uma vez que a substância não é metabolizada adequadamente pelo nosso corpo, geram-se metabólitos tóxicos. E, só pelo nome, já se pode ter uma noção de que não é coisa boa, não é mesmo?
A nutricionista pontua, ainda, que dentre os efeitos crônicos de beber cachaça estão alterações neurológicas, doenças do fígado – dentre elas a cirrose -, problemas cardiovasculares, risco de câncer e, ainda, aumento da gordura corporal. Afinal, o álcool tem o que os profissionais chama de calorias vazias, que não agregam nada ao organismo.
A ingestão da bebida também pode dar dor de cabeça, alterações no sono, dificuldade de atenção, perda de controle e falta de concentração. Mais ainda: perda de memória, apagões e até mesmo pensamentos suicidas.
Bebida pode levar ao óbito
De acordo com a nutricionista, estima-se que uma pessoa beba, por ano, aproximadamente 7 litros de cachaça. Mais do que isso, há uma probabilidade de que a bebida esteja correlacionada à morte de aproximadamente 3 milhões de pessoas em todo o mundo.
Então, é melhor ir com calma.