scorecardresearch ghost pixel



Efeito Mandela: 5 memórias falsas que você carrega há anos na cabeça

Fenômeno é conhecido por criar "memórias falsas" no inconsciente coletivo e causa confusão.



Puxe da memória, Nelson Mandela morreu ou não enquanto esteve preso na década de 1980? Uma grande parte dos leitores aí do outro lado vai responder que, sim, o ex-presidente e líder da África do Sul faleceu em cárcere. Mas esta é uma memória falsa e o ponto de partido para entendemos o Efeito Mandela.

Leia mais: Alô, motorista: saiba como aliviar os efeitos do calor enquanto está na estrada

Este fenômeno intrigante leva o nome em homenagem a este fato. Muita gente se confunde e acredita que Mandela morreu na cadeia. Porém, é uma inverdade: ele só faleceu em 5 de dezembro de 2013.

Como é?

Pode tomar uns minutinhos para respirar.

Pronto? Vamos lá!

A Cleveland Health descreve que o Efeito Mandela acontece quando um grupo de pessoas tem memórias falsas ou levemente distorcidas de um evento. A situação pode ter acontecido de um jeito diferente ou nunca ter acontecido – como é no caso da falsa morte de Nelson.

Continue a leitura e se surpreenda com outros cinco exemplos deste evento que causa um nó na cabeça de muita gente.

5 exemplos de Efeito Mandela

“Espelho, espelho meu”

Quando pensamos na madrasta má do filme “Branca de Neve e os Sete Anões“, nos lembramos quase que imediatamente do monólogo dela com o Espelho Mágico. E o que ela diz? “Espelho, espelho meu”, claro.

Errado! Ela começa dizendo: “Escravo do Espelho Mágico”. Só depois ela pede: “Fala, mágico espelho meu”. Quer ver só?

“Luke, eu sou seu pai”

Outra cena famosa do cinema que causa muita confusão e é exemplo clássico do Efeito Mandela. Em “Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca”, de 1980, descobrimos que o vilão, Darth Vader, é pai do mocinho, Luke Skywalker – e nem venha reclamar de spoiler, porque o filme já tem mais de 40 anos.

A cena é icônica e todo mundo se lembra da fala do antagonista: “Luke, eu sou o seu pai”. Mas a fala está errada! Ele nunca menciona o herói. Simplesmente diz: “Eu sou seu pai”.

“Olá, Clarice”

No meio nicho, vamos revisar um dos clássicos do suspense, “O Silêncio dos Inocentes”, de 1991. O filme sobre o assassino canibal Hanibal Lecter também tem um ótimo exemplo do Efeito Mandela.

Em uma das cenas em que a agente Clarice Starling (Jodie Foster) se encontra com Hanibal em busca de ajuda, muita gente jura de pés juntos que ele diz: “Olá, Clarice”. Isso até virou referência em outras produções.

Porém, ele simplesmente fala: “bom dia”. Meio decepcionante, não é mesmo?

Hanibal Lecter, de o Silêncio dos Inocentes
Foto: Divulgação – Orion Pictures

Pikachu, choque do trovão!

Se você tem um pouco de memória e conhecimento do mundo dos desenhos animados, pense em uma imagem do Pikachu, estrela do anime “Pokémon“. O sidekick de Ash Ketchum se parece com um rato, é amarelo e tem detalhes pretos nas orelhas e na cauda.

Errado! Ele não tem nada preto na cauda.

Foto: Divulgação.

Madre Teresa

Madre Teresa de Calcutá foi uma figura importante da Igreja Católica. Ela faleceu em 1997 em decorrência de um ataque cardíaco e foi canonizada como santa quando ainda estava viva, em meados de 1990. Isso porque seu trabalho em prol dos menos favorecidos foi excepcional.

Mais uma informação incorreta. A religiosa, criadora da congregação das Missionárias da Caridade foi canonizada 19 anos depois de sua morte, em 2016.

Madre Teresa de Calcutá
Foto: Divulgação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário