scorecardresearch ghost pixel



Entenda o que pode mudar no saque-aniversário e no saque-rescisão do FGTS

Proposta de alteração nas regras apresentada pelo governo impacta os trabalhadores optantes do saque-aniversário.



O Ministério do Trabalho enviou à Casa Civil um projeto que promove mudanças no saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), modalidade alternativa ao saque-rescisão. A principal mudança é que os trabalhadores poderão resgatar o valor remanescente em caso de demissão.

Leia mais: STF julga medida que pode tirar moradia de 13 milhões de famílias

O cotista que sacou apenas um percentual dos recursos desde a criação da sistemática terá a oportunidade de retirar o restante do saldo caso a proposta seja aprovado. No entanto, o desenho prevê o retorno automático desse cidadão ao saque-rescisão.

O projeto apresentado pelo ministro da pasta, Luiz Marinho, cria uma “trava” para impedir que o trabalhador realize as retiradas anuais permitidas pelo saque-aniversário após o resgate do valor total. Marinho já se posicionou diversas vezes contra a modalidade que, segundo ele, “enfraquece” o FGTS.

No início deste mês, o ministro afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia autorizado o envio da proposta ao Congresso Nacional. Ele destacou que o foco é “corrigir a injustiça que proíbe as pessoas de ter o direito de resgatar o que é seu”.

Diferenças entre as modalidades

O saque-rescisão e o saque-aniversário são as duas opções que o trabalhador tem para retirar o saldo do FGTS. Em ambos os casos, o funcionário precisa ter sido contratado formalmente, ou seja, com carteira assinada.

No modelo tradicional, o saque-rescisão, o funcionário tem o direito de retirar todo o saldo de sua conta vinculada após uma demissão sem justa causa. Já no saque-aniversário, ele é autorizado a resgatar um percentual do valor todos os anos, mas essa operação o impede de retirar o restante do dinheiro caso seja dispensado pela empresa.

Outra diferença é o valor da retirada. Na primeira modalidade é possível resgatar o valor total da conta. Já na segunda, o percentual de saque varia de 5% a 50%, dependendo do montante disponível nas contas, além de uma parcela fixa de até R$ 2.900.

A adesão automática ao saque-rescisão e opcional ao saque-aniversário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário