A Abarth, divisão de preparação da Fiat, começou a disponibilizar carros brasileiros em 2022 e agora lança seu segundo veículo nacional, o Fastback. O modelo acaba de chegar ao mercado com muitas diferenças em relação ao Pulse, primeiro Fiat preparado brasileiro.
Leia mais: Os 10 melhores carros sedans por até R$ 90 mil: opções acessíveis e de qualidade
O Fastback Abarth é equipado com um motor que já estava disponível na linha, o 1.3 turbo, que no SUV menor está presente apenas na versão da preparadora. Já o no maior, ele também vem na Limited.
Ao contrário do que isso indica, esse não é mais um modelo apenas com apelo visual esportivo, mas sim um carro com preparação de verdade. O veículo sofreu alterações na suspensão, direção, mapeamento do motor e teve o peso reduzido, ganhando cinco décimos de segundo de vantagem em relação à versão Limited.
Novidades
Com rodas de 18 polegadas mais largas e pneus 7% mais aderentes, o conjunto ficou 5 kg mais leve. Os amortecedores ganharam mais estabilidade (proporção de 12% e 21%), enquanto o destaque do sistema de suspensão são as novas molas 7% mais rígidas na dianteira e 6% na traseira.
O SUV tem relação peso-potência de 7 kg/cv e está 5 mm mais baixo, agora com 21,5 cm de vão livre.
A Abarth destacou a presença de um spoiler traseiro que garante um ótimo efeito estético, mas também ajuda na redução do arrasto. Essas e outras mudanças garantem uma redução de 8% na rolagem da carroceria, segundo testes em pista.
Em relação ao visual, o Fastback Abarth tem o escorpião da preparadora no lugar do logo da Fiat, teto preto, grade frontal escurecida, detalhe de plástico que imita fibra de carbono, faróis full-LEDs e rodas com desenho preto e moldura vermelha. Na parte de trás, chamam atenção as saídas de escape duplas e defletor no para-choque.
Preço de venda
A versão 1.3 turbo sem preparação do Fastback Limited teve o preço reduzido para R$ 154.490, enquanto o Abarth custa a partir de R$ 159.990. Outros produtos da gama estão com valores inalterados.