scorecardresearch ghost pixel



Fim de uma era: Netflix encerra serviço nesta semana

Após 21 anos de serviço, a Netflix anunciou que não dará prosseguimento a uma possibilidade tão adorada por seus consumidores.



A Netflix anunciou que o fim de um dos seus serviços mais adorados pelos seus clientes está marcado para esta sexta-feira, 6: o envio de DVDs. No início do ano, a plataforma já havia anunciado que iria encerrar as entregas de DVDs por correios, após 16 anos de mudança de seu foco para o famoso streaming. A devoluções pendentes dos DVDs poderão acontecer até o dia 27 de outubro.

Leia mais: Seguindo os passos da Netflix, Disney+ pode começar a restringir os acessos; entenda

Lançado em 1998, a Netflix inovou o serviço de aluguel de DVDs ao enviar os seus envelopes vermelhos para todos os Estados Unidos. Mesmo que isso pareça um tanto quanto inutilizado, saiba que diversos estadunidenses ainda utilizavam a entrega. Seja pelos filmes independentes e difíceis de serem encontrados em streaming ou pelos conteúdos extras dos DVDs, muitos americanos ainda eram adeptos aos pacotes vermelhos!

Além disso, Michael Inouye, analista da ABI Research, afirmou que alguns consumidores ainda optam pelo aluguel devido a fatores de acessibilidade. Nesse caso, Inouye exemplificou o caso com as pessoas que não têm acesso à internet rápida o suficiente para utilizar o streaming online.

Netflix aponta motivos para o encerramento do serviço

De acordo com o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, o objetivo da empresa “sempre foi fornecer o melhor serviço aos nossos assinantes, mas à medida que o negócio de DVD continua a diminuir, isso se tornará cada vez mais difícil”. Ao encerrar a entrega de mídia física, a empresa poderá focar os seus gastos em novos setores a serem explorados.

Ademais, o serviço diminuiu significativamente nos últimos anos.

Em 2021, a receita gerada pelo serviço representou apenas 0,6% da renda total da empresa. O custo para operar os envios também é outro ponto analisado pela companhia. “Enviar discos de plástico custa muito mais dinheiro do que transmitir bits digitais”, afirmou Eric Schmitt, analista da Gartner Research.

Os custos com a remoção e substituição dos DVDs danificados e perdidos também alteram significativamente os valores do serviço de entregas, diferentemente da transmissão online via streaming. Por fim, a Netflix informou que não irá vender o serviço e que parte do seu inventário será doado às organizações focadas em cinema e mídia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário