Herbicida PODEROSO: 6 receitas com vinagre contra ervas daninhas

Aprenda a eliminar ervas daninhas com vinagre branco e outros ingredientes naturais. Confira seis receitas caseiras e ecológicas de herbicida.



Se você é um jardineiro apaixonado, sabe como as ervas daninhas podem ser um problema. Elas crescem onde não devem, competem com as suas plantas por recursos e prejudicam a beleza e a saúde do seu jardim ou horta. Mas antes de recorrer a produtos químicos nocivos, que tal experimentar uma alternativa mais ecológica e eficiente?

Veja também: Pare de usar bicarbonato e vinagre para desentupir ralo ou isso custará caro

Nesse sentido, o vinagre branco é um ingrediente doméstico que possui muitos usos, inclusive no combate às ervas daninhas. Ele contém ácido acético, que desidrata e queima as folhas e os caules das plantas indesejadas. Além disso, ele é seguro para o meio ambiente, para os animais e para as pessoas.

6 receitas naturais com vinagre branco para eliminar ervas daninhas

O vinagre branco pode ficar ainda mais potente se for misturado com outros ingredientes naturais, que aumentam sua ação herbicida. Diante disso, confira a seguir seis receitas diferentes de herbicida de vinagre branco que você pode fazer em casa, usando itens simples e baratos. Veja como:

1. Vinagre branco, sabão preto e sal Epsom

Esta mistura é ideal para ervas daninhas mais resistentes. O sabão preto ajuda o vinagre a aderir melhor às folhas, enquanto o sal Epsom desequilibra o pH do solo, impedindo o crescimento das raízes. Para fazer esta receita, você vai precisar de 2 litros de vinagre branco, 30 ml de sabão preto e 350 g de sal Epsom ou sulfato de magnésio. Misture tudo em um borrifador e aplique nas ervas daninhas em um dia ensolarado.

2. Vinagre branco e álcool isopropílico

Já esta mistura é ótima para eliminar ervas daninhas que crescem em rachaduras ou fendas. O álcool isopropílico aumenta o poder do vinagre de penetrar nas células das plantas e causar sua morte. Para fazer esta receita, você vai precisar de 4 litros de vinagre branco e 250 ml de álcool isopropílico. Misture bem em um borrifador e borrife nas ervas daninhas em um dia quente e ensolarado. Cuidado para não atingir as plantas saudáveis, pois esta solução é muito forte.

3. Vinagre branco e óleos essenciais

Enquanto isso, esta mistura é uma opção natural e aromática. Os óleos essenciais têm propriedades antibacterianas, antifúngicas e inseticidas, que ajudam a combater as pragas e doenças que podem afetar as ervas daninhas. Além disso, eles deixam um cheiro agradável no seu jardim ou horta. Para fazer esta receita, você vai precisar de uma colher de sopa de óleo essencial de cravo, laranja ou manjericão e meio litro de vinagre branco. Misture bem em um borrifador e aplique nas ervas daninhas em um dia ensolarado.

4. Vinagre branco, sal e detergente líquido

Esta é a receita mais popular de herbicida de vinagre branco. Ela é simples, barata e eficiente. O sal ajuda a desidratar as ervas daninhas, enquanto o detergente líquido facilita a adesão do vinagre às folhas. Para fazer esta receita, você vai precisar de 1 xícara de sal, 1 colher de sopa de detergente líquido e 4 litros e meio de vinagre branco. Misture tudo em um borrifador e aplique nas ervas daninhas em um dia ensolarado.

5. Vinagre branco e bicarbonato de sódio

Esta mistura é uma opção eficaz e econômica. O bicarbonato de sódio reage com o vinagre branco, formando uma espuma que cobre as ervas daninhas e as sufoca. Para fazer esta receita, você vai precisar de uma parte de bicarbonato de sódio e duas partes de vinagre branco. Misture bem em um borrifador e aplique nas ervas daninhas em um dia ensolarado.

6. Apenas vinagre branco

Por fim, esta é a receita mais simples. Isso porque você só precisa diluir o vinagre branco a 10% e aplicar diretamente nas ervas daninhas em um dia ensolarado. Portanto, esta solução é suficiente para eliminar as mais fracas, mas pode não ser tão eficaz para as mais fortes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário