scorecardresearch ghost pixel



Infravermelho no celular: para que serve, como usar e onde encontrar

Aqui, você descobre o que é, como funciona e por que o infravermelho ainda faz sentido em determinado tipo de celular da atualidade.



O infravermelho, também simplesmente conhecido como IR, é um termo que pode soar como algo do passado em um mundo dominado pelo Bluetooth e NFC, mas essa tecnologia ainda encontra um lugar especial em alguns telefones modernos. Você sabe dizer se o seu celular, por exemplo, tem? Tire as suas dúvidas aqui.

Leia mais: Bluetooth pode estar sendo usado para rastrear o passo das pessoas?

Neste artigo, exploraremos o que é o infravermelho, como ele funciona nos dispositivos móveis e as aplicações surpreendentes que essa tecnologia oferece.

O infravermelho desvendado

Primeiramente, vamos entender o básico: o infravermelho é uma forma de radiação eletromagnética invisível a olho humano. Ele tem sido utilizado em uma variedade de aplicações na indústria de eletrônicos e a sua presença em smartphones modernos está longe de se tornar apenas uma relíquia do passado.

O IR foi uma estrela em ascensão nas décadas de 90 e nos anos 2000, sendo usado para o compartilhamento de dados entre celulares; no entanto, com a evolução dos smartphones, o IR cedeu espaço para padrões como Bluetooth e NFC. Apesar disso, muitos consumidores ainda buscam smartphones com IR, principalmente pelo seu uso como controle remoto.

Fabricantes, como Xiaomi e Realme, continuam a oferecer modelos compatíveis com essa tecnologia.

  • Como funciona o infravermelho no celular

A tecnologia infravermelha nos smartphones opera com a ajuda de um LED infravermelho presente no aparelho, que emite um feixe de luz em direção a um fotodiodo receptor. Quando atingido pelo feixe, o fotodiodo gera uma tensão proporcional à intensidade da luz recebida, interpretando esses valores como comandos ou dados. Há dois tipos de transmissão infravermelha: unidirecional, onde apenas um dispositivo envia dados, e bidirecional, onde ambos os dispositivos enviam e recebem informações.

  • O que é IrDA?

IrDA ou Infrared Data Association é uma especificação que permite a transferência padronizada de dados e comunicação sem fio entre dispositivos por meio do infravermelho. Geralmente, os celulares com IR seguem essa especificação, mas a sua aplicação pode variar.

  • Alcance e posicionamento

O alcance do infravermelho nos celulares pode chegar a 20 metros; embora, na prática, seja menor. Essa tecnologia é ideal para interações em um ambiente próximo, onde o dispositivo emissor deve estar apontado diretamente para o receptor, sem obstruções no caminho.

O sensor infravermelho geralmente é localizado na parte superior do smartphone, identificado como um pequeno LED. Para sua eficácia, o usuário deve apontar o celular para o dispositivo receptor que deseja controlar.

  • Aplicações surpreendentes

O uso mais comum do infravermelho em smartphones é como controle remoto, permitindo que o dispositivo comande TVs, sistemas de som, ar-condicionado e outros equipamentos. Além disso, o IR pode ser usado para transmitir dados, detectar proximidade, reconhecimento de gestos, fazer o reconhecimento facial e até na detecção de obstáculos.

  • Vantagens e desvantagens

Embora o IR esteja presente em poucos celulares atuais, ele oferece vantagens, como economia de energia, baixo custo e resposta rápida. Por outro lado, o seu alcance limitado, baixa taxa de transferência de dados e sensibilidade a movimentos são desvantagens que levaram ao seu declínio em relação às tecnologias mais modernas.

Ele foi gradualmente substituído por tecnologias de comunicação sem fio mais eficientes, como Bluetooth, NFC e Wi-Fi. A indústria deixou de implementar sensores do tipo devido à baixa demanda e para reduzir os custos de produção.

Verificando se o seu celular tem ou não

Se você está curioso para saber se o celular tem infravermelho, basta consultar às especificações no site do fabricante ou no manual do produto. Você também pode instalar aplicativos como o IR Test, que informam se o seu smartphone tem um “IR Blaster” (sensor de infravermelho) ou não.

Embora a tecnologia possa parecer ultrapassada em comparação às contrapartes mais modernas, ela ainda oferece um conjunto de recursos únicos que podem tornar o seu aparelho ainda mais versátil. Desde o controle remoto até funções de reconhecimento, o infravermelho continua a brilhar em um mundo repleto de tecnologias sem fio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário