Insistem no erro: infrações mais cometidas pelos brasileiros no trânsito

Ao contrário do que muitos imaginam, a infração mais cometida não é devido à falta de atenção, mas por algo bem conhecido.



Na teoria, todos os motoristas brasileiros deveriam saber quais são as práticas permitidas e quais são as proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visto que o código é essencial para a manutenção da segurança e tranquilidade no trânsito; contudo, a verdade é que diversas infrações passam despercebidas por parte dos condutores, o que acaba gerando problemas no trânsito e cobrança de multas.

Leia mais: Não tem conversa: uma única multa DESSA te faz dar adeus à CNH

Mesmo que algumas sejam peculiares e alimentam o desconhecimento dos motoristas, algumas são bem populares entre eles. Você sabe quais são as infrações mais cometidas pelos brasileiros nas ruas? Ao contrário do que muitos imaginam, a infração mais cometida no país é amplamente conhecida pelos condutores.

Um levantamento realizado pela empresa Doutor Multas conseguiu identificar alguns dos comportamentos mais frequentes dos motoristas nas vias brasileiras. Confira o resultado da pesquisa abaixo!

Essa é a infração que mais multa brasileiros

De acordo com os dados levantados pelo Doutor Multas, foram 22.074 infrações cometidas em todo o Brasil somente entre os meses de junho e agosto. Desse total, 10.754 automóveis receberam multas, o que fez com que a média ficasse de 2,05 autuações para cada veículo.

Entre todas as infrações cometidas pelos motoristas, as quatro mais frequentes no período foram:

  • Velocidade acima da máxima permitida na via: 10.306 multas;
  • Furar o sinal vermelho ou desrespeitar parada obrigatória: 1.637 multas;
  • Trafegar em locais e horários não permitidos: 990 multas;
  • Trafegar em faixa ou via exclusiva não destinada ao veículo em questão: 709 multas.

Dessa forma, mais da metade das infrações registradas foram de motoristas que pisaram forte demais no acelerador. Desse total de multas levantadas, 11.254 são enquadradas pelo CTB como infrações de gravidade média, 4.712 graves e 5.162 gravíssimas.

Os valores cobrados pelas multas variam de acordo com a gravidade e os agravamentos da situação, como a velocidade registrada no momento da multa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário