scorecardresearch ghost pixel



Irritante: afinal, por que às vezes respiramos apenas por um lado do nariz?

Parece estranho, não é? Essa peculiaridade nasal é algo que quase todos nós experimentamos, mas poucos realmente entendem o porquê.



Provavelmente você nunca reparou nisso enquanto assistia a um filme ou se deliciava com o seu prato favorito, mas, em algum momento, deve ter percebido que estava respirando mais por uma narina do que pela outra. Parece estranho, não é? Pois bem! Essa peculiaridade nasal é algo que quase todos nós experimentamos, mas poucos realmente entendem o porquê.

Leia mais: Vive com ansiedade? Aprenda 2 técnicas de respiração que vão te relaxar

Ao contrário do que se possa pensar, isso não é um sinal de que algo está errado com a nossa saúde. Na verdade, é uma parte normal e funcional da nossa fisiologia. Nosso sistema respiratório é mais sofisticado do que se imagina.

A intrigante dança de quase todo nariz

A rotação da respiração entre as narinas é conhecida como “ciclo nasal”. Isso significa que, em determinados momentos, você pode estar puxando mais ar por uma narina do que pela outra. Esse ciclo pode mudar várias vezes ao longo do dia. O interessante é que essa troca é regulada pelo nosso sistema nervoso autônomo, aquele mesmo que controla funções vitais, como batimentos cardíacos e digestão.

O fato é que, muitas vezes, essa alternância passa despercebida; no entanto, quando uma narina fica congestionada, seja por um resfriado ou uma alergia, esse equilíbrio pode ser perturbado, e aí sim você percebe claramente a dominância de uma narina sobre a outra.

E sobre o desvio de septo?

Já ouviu falar do desvio de septo? Essa é uma condição comum que também pode afetar a maneira como respiramos. O septo é uma fina parede de cartilagem que divide o nariz em duas cavidades.

Quando ele está deslocado para um lado, pode dar início à obstrução de uma narina, dificultando a respiração. Mas atenção: nem todo mundo com desvio de septo sente os sintomas. Muitos deles nem mesmo percebem!

Nos casos em que causa desconforto, pode haver a necessidade de tratamento.

O que fazer agora?

Se você perceber que está respirando predominantemente por uma narina e suspeita de algo, como um desvio de septo, a melhor coisa a fazer é consultar um médico. Afinal, respirar bem é fundamental para a nossa saúde!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário