Sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e colaboração da Caixa Econômica Federal, o Governo Federal está disponibilizando uma oportunidade atrativa para talentos do âmbito esportivo, que pode ser pouco conhecido pelos jovens brasileiros, mas é muito atraente.
Leia mais: 10 milhões de famílias têm desconto na conta de luz e não aproveitam
Trata-se do Bolsa Atleta, voltado para adolescentes com pelo menos 14 anos e que recebem apoio financeiro para continuar em destaque em seu esporte nas disputas nacionais. Para ser elegível ao programa de suporte, os participantes devem atender a uma série de requisitos que visam entregar o benefício para aqueles que precisam.
Confira mais detalhes a seguir!
Como funciona o programa que incentiva os talentos do esporte?
Os detalhes divulgados apontam que os jovens que demonstrem destaque em qualquer modalidade esportiva podem contar com a chance de receber um pagamento mensal do Governo Federal no valor de R$ 925, o que deve ajudar os atletas que vêm tendo bons desempenhos em competições esportivas no país.
O benefício é repassado para os participantes que atendem os seguintes critérios: vinculo com uma instituição da prática desportiva, além de filiação a entidades administrativas do esporte praticado, ao nível estadual e federal. Também é importante que o interessado já tenha participado das competições, alcançando até a terceira posição nas classificações. Essas disputas precisam receber o reconhecimento da confederação esportiva nacional.
Considerando esses critérios, o atleta pode realizar a sua candidatura ao programa. A inscrição deve ser feita na página oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Nessa etapa, o candidato deverá incluir uma série de dados no formulário, inclusive, deve adicionar também toda a documentação necessária.
Entre os documentos solicitados, estão a identidade, plano esportivo anual, uma Declaração da Confederação Esportiva Nacional que comprova a participação do candidato nas competições, outra declaração, mas agora da entidade da prática desportiva, que ressalte o seu vínculo e, por fim, detalhes sobre patrocínio ou de outro apoio financeiro que esteja sendo entregue.
Após essa etapa, o pedido é avaliado. Caso aprovado, segue para a assinatura do termo de adesão.