Muitos de nós subestimam a importância de um bom banho. Nos higienizamos rapidamente, pulando as áreas que consideramos menos importantes. No entanto, uma dermatologista está aqui para nos alertar sobre os riscos potencialmente fatais que corremos ao fazer isso.
Leia também: ‘Cecê’ com os dias contados! 4 dicas para lavar as axilas e não deixar odor
Lindsey Zubritsky, também conhecida pelo nome “Dermguru” em sua conta do TikTok, compartilhou uma informação crucial com seus mais de 3 milhões de seguidores. No vídeo, ela menciona: “Sou dermatologista e esses são os lugares onde você absolutamente precisa lavar com mais frequência”.
@dermguru Think twice next time you take a shower #showertok #skintips #hygienetips #dermguru #staph #mrsa #skininfection #folliculitis #dermexplains#greenscreen
Se você pensou nas axilas ou no rosto, pode estar errado
O primeiro local, surpreendentemente, é atrás das orelhas. É aquele ponto que muitos de nós esquecemos durante o banho. Zubritsky aponta que acúmulos como caspa e sebo muitas vezes se formam atrás da orelha. Se você notar um odor ou uma sensação estranha ao tocar nessa área, é sinal de que ela não está sendo limpa adequadamente.
Então temos o umbigo. Se você pensou que era apenas um vestígio de seu nascimento, pense novamente! “Essa é uma área muito comum para coletar suor, detritos e acúmulo de sujeira“, disse Zubritsky. E não lavá-lo corretamente pode levar à formação de onfalólitos, ou pedras no umbigo.
Por último, mas definitivamente não menos importante, estão as partes inferiores de nossas unhas. Como a dermatologista destaca, é crucial “passar uma escova sob as unhas para se livrar da sujeira, detritos e acúmulos”.
Agora, você deve estar se perguntando: qual é o grande problema?
Bem, não lavar essas áreas corretamente pode resultar em você se tornar portador do Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), uma bactéria extremamente resistente a vários antibióticos. As consequências de uma infecção não tratada por MRSA podem ser graves, incluindo condições como sepse, que é potencialmente mortal.
E Zubritsky não é a única a alertar sobre tais perigos. Outras vozes na comunidade médica, como a Dra. Jen Caudle, também enfatizam a importância de lavar adequadamente todas as partes do corpo, incluindo pernas e dedos dos pés.