Lei Seca: relatório mostra que ESTE é o dia que mais registra infrações

Em 15 anos, foram contabilizados mais de um milhão de multas aplicadas aos motoristas pelo uso de álcool no volante.



Recentemente, foi divulgado um novo relatório do Governo Federal incluindo os dados atualizados sobre a Lei Seca. Ele apontou o registro de mais de um milhão de infrações, catalogadas entre 20 de junho de 2008 e 19 de junho de 2023. Para chegar a esses números, o relatório buscou cruzar dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Leia mais: Carteira Digital de Trânsito: recursos úteis, mas que muitos desconhecem

Os dados ainda detalham pontos importantes sobre o comportamento do brasileiro no trânsito, que serão essenciais para as autoridades empregarem melhorias em abordagens de fiscalizações. Inclusive, os autores do levantamento ressaltam ser necessário contar com uma base de dados mais ampla, envolvendo informações tanto do Registro Nacional de Condutores Habilitados quanto do Registro Nacional de Veículos Automotores.

Registros de infrações da Lei Seca

Segundo as informações divulgadas, a quantidade de infrações que ultrapassam um milhão equivale a oito infrações por hora, em média. O relatório ainda destacou que a maioria dessas faltas costumam ser registradas no final de semana, entre 23h e 0h.

É especificamente no domingo que a quantidade de infrações sobe, entre 17h e 18h; no entanto, as autoridades admitem que os dados estão inclinados em certo grau, considerando que boa parte das atividades acabam ocorrendo no final de semana, o que pode influenciar nos números desses dias.

O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, afirmou que é necessário fomentar a fiscalização, deixando-a mais responsiva. Segundo ele, as operações costumam ser reunidas na sexta-feira, sábado e domingo, mas é preciso ser mais específico, não se limitando às blitzes.

Ainda é importante lembrar do teste de bafômetro, que atualmente é realizado em caráter opcional, ou seja, a quantidade de motoristas que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas pode ser ainda maior do que o registrado.

Atualmente, os motoristas na direção flagrados embriagados podem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e ainda vão receber uma multa R$ 2.934,70. A carteira pode ser suspensa somente com a recusa ao teste do bafômetro, segundo as informações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário