Na velocidade certa, o motorista na faixa da esquerda TEM que dar passagem?

Uma dúvida muito comum é: o motorista na faixa da esquerda tem que dar passagem para outro que vem atrás? Será mesmo? Entenda a regra.



O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está repleto de regras que devem ser seguidas pelos motoristas para evitar multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma dúvida muito comum entre os condutores é se, ao circular na faixa da esquerda e em velocidade igual à máxima permitida, eles são obrigados a dar passagem para outro veículo que se aproxima. Entenda!

Leia mais: Venceu! E agora? Veja por quantos dias pode dirigir com a CNH expirada 

Segundo o descrito no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que está na faixa da esquerda deve, sim, dar a passagem. Ele é obrigado a abrir espaço para que o outro carro passe, mesmo que este esteja muito acima da velocidade permitida.

Faixa da esquerda

Negar a passagem quando solicitado é considerado uma infração média sujeita a multa de R$ 130,16, além disso, tal falta soma quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas devem ter atenção redobrada, caso o veículo que estiver atrás seja de emergência, identificado pelas luzes ligadas ou sirene.

Nesses casos, quando o motorista estiver na faixa da esquerda e se recusar a sair dela, a infração é considerada gravíssima, assim, a multa sobe para R$ 293,47, além de somar sete pontos na CNH.

Mesmo que o motorista de trás esteja cometendo uma infração por excesso de velocidade, a lei define que o condutor que estiver na frente, ocupando a faixa da esquerda, deve permitir a passagem do outro. Negar pode ser algo ainda mais perigoso, já que pode induzir o outro condutor a fazer ultrapassagens indevidas e arriscadas.

Além disso, ele pode até mesmo comprometer a fluidez no trânsito.

Portanto, o bom senso é fundamental no trânsito e na vida como um todo. Pensando nisso, ao notar que há um motorista tentando ultrapassar, mesmo que você esteja na velocidade máxima da via, o mais prudente é abrir espaço para que ele siga como achar melhor, garantindo a fluidez e evitando ultrapassagens pela direita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário