Segurança pública tem sido um gargalo em vários lugares do Brasil. E carros e motoristas têm sido alguns dos alvos favoritos dos bandidos nas grandes metrópoles do país. Eles esperam qualquer brecha das potenciais vítimas para afanar objetos de valor ou o carro todo.
Leia mais: WhatsApp dá cadeia? Aprenda a usar prints como prova de um crime
Um dos momentos em que os condutores e passageiros estão em maior vulnerabilidade é no embarque ou desembarque. É comum que ladrões monitorem a situação a distância e ataquem neste momento, informa uma reportagem do UOL Carros.
A publicação, inclusive, fez um guia com os cinco momentos de maior incidência de furtos e roubos. Com dicas do policial federal e instrutor de defesa pessoal Fábio Henriques, elencaram orientações para que motoristas tenham cuidado redobrado. Continue a leitura e anote as dicas.
5 brechas que ladrões aproveitam para assaltar carros e motoristas
1. Desatenção
Muitos bandidos se aproveitam dos momentos de desatenção dos motoristas quando sobem ou descem dos veículos. Muitas vezes estão distraídos ou mexendo no celular. O ideal é dar uma olhadinha nos arredores antes de estacionar e fazer o mesmo quando for embora. Em caso de qualquer perigo aparente, a orientação é não se aproximar do veículo.
2. Abrir veículo a distância
Muita gente destrava o carro alguns metros antes de chegar na porta. Isso pode ser uma comodidade, mas também um chamariz para ladrões. Eles podem se aproveitar deste momento e entrar no veículo antes de você ou te surpreender. O ideal é abrir as portas somente quando estiver perto o suficiente para entrar no carro. E, ainda assim, fazê-lo o mais rápido possível.
3. Falar com estranhos
Se você é Miss Simpatia, feche o resto pelo menos ao entrar no seu carro. Bandidos se aproveitam de pessoas desavisadas e prestativas para roubá-las. Principalmente em estacionamentos de estabelecimentos comerciais. Geralmente, agem em dupla. Enquanto um fala com a vítima, o outro a assalta.
4. Esquecer de trancar o veículo
Às vezes, na correria, é comum descer o carro sem travá-lo ou sem subir os vidros. Este vacilo, cometido por total desatenção, é uma brecha muito aproveitada por ladrões. No entanto, eles também podem “provocar” uma falha no alarme do carro com um dispositivo. Então, sempre que apertar o botão da chave, confira se o veículo realmente está travado.
5. Deixar objetos de valor à mostra
Se você estaciona seu carro e deixa um computador, um celular ou qualquer outro objeto de valor à mostra, está criando um chamariz para ladrões. A exposição vira “motivação” para arrombamentos e furtos. Ou pior, para um assaltante te esperar e levar o carro e outros objetos de valor.