Em um mundo onde o ritmo acelerado de trabalho e as exigências diárias podem facilmente nos sobrecarregar, a ideia de encontrar felicidade e propósito em nossas atividades profissionais pode parecer distante. No entanto, o segredo para uma carreira gratificante e bem-sucedida pode ser mais simples do que pensamos.
Leia também: Esgotado no trabalho? Aqui estão 4 soluções práticas que podem te salvar
O prazer no trabalho e a satisfação profissional são aspectos essenciais para uma trajetória de sucesso. Mas como podemos realmente sentir que cada dia no escritório, ou em casa, vale a pena?
Encare cada atividade com a mentalidade certa
Nicholette Leanza, terapeuta e estudiosa da psicologia do trabalho, oferece uma perspectiva interessante sobre essa questão. Em uma conversa recente com o CNBC Make It, ela revelou o segredo das pessoas de sucesso: tratar cada tarefa, não importa quão pequena, como uma missão significativa.
“Pode parecer simples, mas você pode gostar das coisas que faz e encontrar significado mesmo no que gera menos impacto, e essa é a melhor forma de alcançar uma felicidade sustentável”, comenta Leanza.
A chave aqui é a percepção. Ao abordar cada atividade com a mentalidade certa, podemos transformar até mesmo as tarefas mais mundanas em oportunidades de crescimento e realização.
Agora, você pode se perguntar: “Como posso encontrar um propósito em uma tarefa que parece tão trivial?” A resposta está em entender o impacto mais amplo do seu trabalho.
Talvez aquela planilha que você está preenchendo não vá revolucionar o mercado, mas ela pode ser fundamental para a operação fluida da empresa. A pergunta que Leanza sugere é: “Você deve sempre se perguntar: por que estou fazendo isso? Qual significado tem?”
Ela destaca que nem sempre a motivação será grandiosa ou revolucionária. Em algumas ocasiões, pode ser tão simples quanto querer impressionar seu chefe ou garantir sua posição na empresa. E não há nada de errado nisso. O que importa é encontrar uma razão, um propósito, que o motive a fazer o melhor em cada tarefa.
E para aqueles momentos em que a tarefa parece maçante e cansativa, Leanza tem um conselho: adote uma perspectiva positiva. Em vez de se concentrar no que a tarefa não oferece, pense em como ela pode se tornar uma peça fundamental para o crescimento futuro da organização ou como você pode aperfeiçoar suas habilidades ao executá-la.