Em um mundo onde a correria diária e a avalanche de informações se tornam cada vez mais intensas, o conceito de bem-estar vai além da simples ausência de doenças ou mal-estar.
Leia também: Dinheiro não traz felicidade? 3 dicas de como ‘comprá-la’, segundo Harvard
Como bem apontado por Gustavo Imianowsky, mestre em Psicologia Social: “A maneira como interpretamos e reagimos às situações do cotidiano pode influenciar profundamente nossos sentimentos e emoções“.
Bem-estar, portanto, está intimamente ligado ao nosso estado emocional e à maneira como nos posicionamos diante dos desafios diários. Mas a boa notícia é que podemos desenvolver hábitos e atitudes para potencializá-lo, seja no aspecto físico ou mental. Conheça sete deles a seguir!
7 atitudes diárias oodem ser a chave para o seu bem-estar
1. Desafie seus pensamentos negativos: Quando uma ideia pessimista surgir, questione-a. Muitas vezes, percebemos que nossos receios são infundados. Quantas vezes você já superou obstáculos que pareciam intransponíveis?
2. Esteja presente no momento atual: Ruminações sobre o passado e preocupações excessivas com o futuro são furtos da nossa energia. Focar no presente, no “aqui e agora”, pode ser revigorante e aliviar estresses desnecessários.
3. Mova-se: O corpo e a mente são interligados. Praticar atividades físicas não só melhora sua saúde física, mas também potencializa sentimentos de realização e prazer.
4. Valorize o sono: O descanso é vital. Uma noite de sono mal dormida pode ser a diferença entre um dia produtivo e um dia perdido. Cuide do seu ritmo biológico.
5. Cultive relações saudáveis: Estamos em uma era digital, mas os relacionamentos interpessoais ainda são a chave para nosso equilíbrio emocional. Lembre-se de nutrir e valorizar suas conexões.
6. Modere o consumo de notícias: Estar informado é vital, mas a sobrecarga de informações, especialmente negativas, pode ser prejudicial. “Estar constantemente exposto à informações ou notícias ruins pode afetar negativamente o bem-estar, gerando sentimentos como medo, preocupação e angústia“, destaca Imianowsky.
7. Diga ‘não’ quando necessário: Estabeleça limites saudáveis. Priorize-se. “A recusa de algum convite ou algo é uma forma de ouvir a si mesmo: o que eu gostaria realmente de fazer e como eu me sinto em relação a isso?“, ressalta Imianowsky.
Para finalizar, bem-estar é uma jornada diária de reconhecimento e ação. Através de atitudes conscientes, é possível encontrar equilíbrio e plenitude em meio ao caos cotidiano.
Como Imianowsky enfatiza: “o bem-estar é uma combinação do nosso estado emocional e o jeito como interpretamos e nos colocamos frente aos acontecimentos ao nosso redor“. E a você, cabe a decisão de priorizar esse estado de harmonia em sua vida.