O que mais tem por aí são picaretas que aprontam as mais variadas artimanhas para sair de um restaurante sem pagar a conta. No entanto, este homem lituano de aproximadamente 50 anos aplicou uma tática de golpe que é assustadora e preocupante ao mesmo tempo.
Leia também: Golpe à vista: conheça a prática na Uber e evite se tornar a próxima vítima
De acordo com o site Pequenas Empresas Grandes Negócios, ele foi preso na Espanha em setembro deste ano após tentar dar um golpe em um restaurante. E ter tentado fazer a mesma coisa em pelo menos outros 20 estabelecimentos.
Para não pagar a conta, o homem, que não teve a identidade revelada, fingia ter um ataque cardíaco.
Tática do homem para não pagar a conta não funcionou e ele foi preso
O golpista tentou dar este golpe em um restaurante na cidade de Alicante e setembro, mas os funcionários não caíram. Ele teria pedido dois uísques e uma paella de frutos do mar – o que deu um valor de 34,85 euros – aproximadamente R$ 186 na cotação atual, segundo informações da agência de notícias EFE.
O gerente do restaurante, Moisés Doménech, falou com a imprensa espanhola sobre o assunto. Segundo ele, o golpista alegou que ia para seu quarto de hotel buscar o dinheiro para pagar a conta.
No entanto, funcionários do restaurante não o deixaram sair sem pagar a quantia da conta. Após ser barrado, começou a fingir que estava tendo um ataque cardíaco. O staff do restaurante, então, decidiu chamar a polícia – que já estava ciente do golpista.
Atrás das grades – por pouco tempo
Ainda de acordo com a imprensa gringa, o homem já tinha passagens pela polícia pelo mesmo motivo. Com isso, ele foi levado imediatamente.
Um policial cuja identidade não foi revelada também falou com a imprensa da Espanha. Segundo o oficial, ele costumava pedir a mesma coisa em todos os restaurantes, como se fosse um modus operandi: o pedido era uma salada russa e dois uísques.
Como a conta do homem em casa restaurante não era tão significativa assim, ele foi solto pouco depois de detido. Conforme publicado pelo Daily Mail, os restaurantes devem se unir para pedir uma pena mais dura à Justiça Espanhola.
Somados, os prejuízos chegam ao montante de 666 euros, aproximadamente R$ 3.552.