scorecardresearch ghost pixel



Perigo! Metanol usado nos postos pode cegar e até levar à morte

Material é tóxico e causa sérios problemas de saúde. Em ação fiscalizadora, já foi detectada a presença do material em postos, que por sua vez, foram multados e lacrados.



Na hora de abastecer o carro, os motoristas com modelos contendo motores flex podem contar com a gasolina ou etanol para encher o tanque. Contudo, os condutores devem ficar atentos, principalmente nos postos que oferecem combustível muito barato, pois podem estar colocando também nos carros o álcool metanol.

Leia Mais: Alerta! MEI garante até 30% de desconto em compra de carro 0 km; como aproveitar?

Em matéria do portal Autopapo, o jornalista Boris Feldman alerta sobre o material, que apesar de ser proibido, é usado em postos do país, segundo as informações divulgadas. É detalhado que o Metanol pode provocar problemas sérios para a saúde, desde vômito e náusea, até cegueira e câncer. Além disso, por apresentar aspecto transparente ao se inflamar, o combate ao fogo também pode ser um desafio.

Metanol: produto tóxico e perigoso pode estar nas bombas de combustível?

Os detalhes divulgados apontam que o material é fabricado principalmente nos Estados Unidos, se baseando em madeira, então são importados sob autorização, aos quais são destinados para setores como a indústria química e farmacológica. Contudo, milhões de litros são desviados para o mercado de combustíveis.

Dessa forma, o produto pode ser incluído no etanol hidratado, aquele comercializado na bomba, ou no anidro, voltado para a gasolina. As porcentagens podem variar, porém, a fiscalização já detectou casos em que ele chegou a substituir até 27% do etanol na gasolina. Por causa de seu potencial tóxico, a ANP autoriza sua presença em um limite máximo de 0,5% na gasolina, ou no etanol hidratado.

O perigo pode estar sendo impulsionado pelo preço, ao qual o material pode custar metade do etanol, o que pode impulsionar as distribuidoras a usá-lo para reduzir o valor final do combustível. Ainda conforme as informações, em diversas regiões do Brasil foram detectadas o metanol em ação fiscalizadora da ANP, inclusive, postos em Sergipe receberam multas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário