Hoje em dia, o iogurte grego é uma parte essencial da rotina matinal de muitas pessoas, mas muitos ainda não conhecem seus benefícios. Serena Poon, uma especialista em nutrição, destaca que ele é uma opção rica em proteína e com baixo teor de açúcar, que pode ser combinada com alimentos saudáveis para mais nutrientes, antioxidantes e fibras.
Leia também: Ciência descobre vegetal poderoso que pode ser a chave para proteger o fígado
No entanto, as preferências e necessidades individuais devem ser consideradas ao escolher opções com baixa adição de açúcar.
O que torna o iogurte grego especial é o processo de fermentação e filtração extra, que resulta em uma textura mais espessa e mais nutrientes. Existem várias opções, incluindo o iogurte grego integral, que é mais rico em gordura, mas proporciona saciedade.
Por outro lado, o iogurte grego 0% é menos calórico, embora seu sabor se assemelhe ao cream cheese. E é possível fazer o próprio iogurte grego vegano em casa.
Os benefícios do iogurte grego são notáveis
Sua alta proteína ajuda a manter a massa magra e é adequada para diabéticos e pessoas com alergias a laticínios devido ao baixo teor de açúcar e lactose. Além disso, os probióticos contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, melhoram a absorção de nutrientes, equilibram o metabolismo e reduzem o inchaço abdominal.
Ele também é rico em minerais, incluindo cálcio, vitaminas B solúveis em água e vitamina A. O aminoácido leucina aumenta a saciedade e reduz os lanches contínuos, tornando-o adequado para pessoas com agendas agitadas.
Optar pelo iogurte grego no café da manhã é uma escolha inteligente. Ele fornece proteína desde o início do dia, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis. Em contrapartida, refeições açucaradas podem causar picos de açúcar e subsequentes quedas de energia.
Além disso, o iogurte grego é versátil e pode ser desfrutado com frutas, nozes e sementes, ou com um toque de mel para um sabor doce.
Para opções salgadas, é a base perfeita para molhos com ervas frescas ou mergulhos incríveis. Também pode ser usado para adicionar sabor a massas, substituindo manteiga e ovos em panquecas ou bagels. Então, que tal acrescentar em sua dieta?