scorecardresearch ghost pixel



Por usar o novo RG, posso deixar a CNH em casa? Detran tira essa dúvida

Novo RG reunirá uma série de documentos, incluindo a CNH, o que pode gerar dúvidas sobre a obrigatoriedade do uso da habilitação.



Desde o lançamento da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou seja, o novo RG, os motoristas têm dúvidas sobre o documento. A versão atual, disponível tanto fisicamente, quanto online, funcionará como uma identificação única, reunindo uma série de documentos para garantira segurança e prevenir fraudes.

Leia mais: Carteira Digital de Trânsito: recursos úteis, mas que muitos desconhecem

O item, inclusive, passará a exibir o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo as informações divulgadas, o que pode deixar gerar muitas dúvidas, principalmente essa: a habilitação poderá ser substituída pela CIN? É importante ficar por dentro das atualizações para não passar por problemas.

Novo RG poderá substituir a CNH?

Conforme detalha o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o novo RG não dispensa o documento do motorista. Isso, porque o item contém aspectos essenciais para a checagem de informações por parte das autoridades e órgãos de trânsito, ou seja, a obrigatoriedade do porte se mantém indispensável.

Portanto, ao realizar uma inspeção durante uma fiscalização, por exemplo, algumas informações essenciais são exibidas somente na CNH, como o período de validade e a seção “Observações”. Esse último campo mencionado apresenta informações importantes, que vão desde as restrições aplicadas aos condutores até detalhes sobre cursos e autorizações para atividades remuneradas.

Assim, mesmo com o novo RG, o cidadão deverá ter consigo a CNH, valendo a versão física ou digital. Nesse último modelo, os dados podem ser acessados pela Carteira Digital de Trânsito, aplicativo disponível em sistemas iOS e Android que ainda fornece serviços úteis, como o acompanhamento de multas.

A lei diz que a CNH deixa de ser exigida somente quando a fiscalização consegue verificar informações por sistema informatizado. Por isso, a orientação é não deixar de circular com o documento. Inclusive, andar sem a habilitação (caso tenha esquecido em algum lugar e seja parado numa blitz, por exemplo) pode configurar uma infração leve, com três pontos adicionados e multa de R$ 88,38.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário