O micro-ondas é um eletrodoméstico muito prático e útil ao aquecer ou cozinhar alimentos. No entanto, nem todos os materiais são adequados para ir ao micro-ondas, devido ao risco de derretimento e liberação de substâncias tóxicas.
Veja também: Cuidado! Estes 6 alimentos ricos em proteína podem sabotar a sua dieta
Por esse motivo, é importante saber quais são os componentes proibidos, buscando evitar acidentes ou danos à saúde. Afinal, trata-se de um produto popular que chegou às cozinhas brasileiras na década 90, ao conferir praticidade.
Conheça os materiais que não se adequam ao micro-ondas
1. Plásticos com BPA
A princípio, o BPA é uma sigla para bisfenol A, um composto químico usado na fabricação de alguns tipos de plásticos. Nesse caso, o problema é que o BPA pode se desprender do plástico quando aquecido e contaminar os alimentos.
Sendo assim, foi considerado um disruptor endócrino, ou seja, uma substância que interfere no funcionamento dos hormônios do corpo. Logo, tem sido associado a obesidade, diabetes, infertilidade, câncer e alterações neurológicas.
2. Papel filme e PVC
Em seguida, o papel filme e o PVC são recursos usados para embalar ou conservar ingredientes. Contudo, eles também concentram BPA ou outros produtos químicos nocivos que se transferem no processo de aquecimento.
Desse modo, procure se informar sobre a procedência dos papéis utilizados, tentando identificar o selo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
3. Isopor
Visto que o isopor é uma das embalagens mais usadas em marmitas, também apresenta fragmentos inflamáveis. Em relação ao poliestireno expandido, pequenas alterações, observa-se a produção de dioxinas, ligadas ao câncer.
Conforme mencionado, pequenas partículas acabam se soltando e ao ficarem acumuladas no aparelho, causam danos estruturais.
4. Alumínio
Por último, o alumínio é um metal que se encontra em latas, bandejas e talheres. Além de danificar o micro-ondas, gera faíscas, fogo ou explosões, que representam acidentes graves, que levam a problemas irreversíveis.
Portanto, não coloque materiais perigosos no micro-ondas e comece a priorizar sua saúde e minimizar os prejuízos materiais ao assumir decisões inteligentes.