scorecardresearch ghost pixel



Quer ser promovido a líder no trabalho? Evite a todo custo estes 3 erros

É vital entender que essa jornada não se limita apenas a alcançar um novo título no crachá, mas a estar preparado para uma liderança eficaz.



Conseguir uma promoção no trabalho e se tornar líder é um objetivo que muitos têm, especialmente quando estão começando a carreira. No entanto, essa jornada é repleta de desafios e obstáculos que devem ser superados.

Leia também: Currículo virou coisa passado: o que fazer HOJE para brilhar na carreira?

É crucial entender que essa busca não se resume apenas a obter um novo título no crachá, mas a estar verdadeiramente preparado para liderar com eficácia. Vamos, portanto, analisar três erros comuns, com base nas percepções do diretor-geral do LinkedIn, Milton Beck, que podem prejudicar o seu caminho em direção à promoção e como você pode evitá-los.

1. A falta de aprendizado constante

A busca por uma posição de liderança requer um compromisso contínuo com o aprendizado. Embora a educação formal e cursos possam desempenhar um papel importante no desenvolvimento de habilidades de liderança, muitas lições valiosas só podem ser aprendidas por meio da experiência prática no ambiente de trabalho.

Além das habilidades técnicas, é essencial compreender como mediar conflitos, motivar equipes com base em suas personalidades individuais, demonstrar inteligência emocional e lidar com situações desafiadoras.

A liderança envolve ainda a criação de um ambiente propício para o desempenho excepcional e o incentivo para que todos na equipe sigam na mesma direção. Não se trata apenas de entregar resultados, mas de ser alguém que orienta o caminho e auxilia nas tomadas de decisão, criando um ambiente de trabalho agradável.

2. Não se preparar adequadamente para a liderança

Conseguir uma promoção para uma posição de liderança não acontece por acaso. É necessário gostar de lidar com pessoas e suas diferenças, uma vez que a habilidade de gerenciar colaboradores individuais é uma parte fundamental dessa posição.

A diferença entre ser um gestor e ser um líder é algo que pode ser percebido muito antes de receber uma promoção. Atitudes de liderança devem ser desenvolvidas e praticadas desde o início da carreira, independentemente do cargo atual.

3. Desconsiderar a importância das conexões profissionais

Além de suas habilidades e competências, a construção de uma rede de contatos profissionais desempenha um papel crucial em sua jornada rumo a uma promoção.

Construir relacionamentos com pessoas que ocupam cargos que você almeja pode fornecer orientação valiosa e criar oportunidades. A plataforma LinkedIn é uma ferramenta poderosa para estabelecer e nutrir essas conexões.

Uma dica valiosa é analisar o perfil de profissionais que ocupam cargos que você almeja e aprender com suas trajetórias. Entre em contato com líderes em sua área de interesse, peça sugestões sobre cursos e orientação para moldar sua carreira de acordo com seus objetivos.

Além disso, investir em certificações pode aprimorar suas qualificações e manter seu perfil atualizado em conformidade com as expectativas do mercado. Certifique-se de que seu currículo e perfil on-line reflitam suas ambições de carreira, destacando suas aspirações e habilidades relevantes para as posições que você almeja.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário