scorecardresearch ghost pixel



Quer viver melhor? 4 lições inspiradoras vindas de animais ‘preguiçosos’

Desacelerando com a natureza: como a 'preguiça' animal pode ser a chave para nosso bem-Estar e produtividade.



Em uma aldeia no norte de Montenegro, um concurso curioso chama a atenção: o “Cidadão Mais Preguiçoso“. E enquanto muitos podem rir da ideia, talvez tenhamos algo a aprender com essa preguiça intencional.

Leia também: Venenos de animais? O que você NÃO sabe sobre o Ozempic e outros remédios para emagrecer

Para além da risada, essa competição nos faz refletir sobre o ritmo frenético de nossas vidas e o que poderíamos aprender com animais tidos como “preguiçosos”.

Como Ron Magill, do Zoo Miami, bem disse: “Os animais têm instintos muito maiores e sentidos afinados dos quais dependem“. Vamos conhecer quatro lições notáveis que esses animais têm a nos ensinar.

A sabedoria dos animais: o que preguiças, ursos e leões nos ensinam sobre a vida

1. Economize energia como uma preguiça

Contrariando a crença popular, preguiças não são preguiçosas, são mestres da eficiência energética.

Amelia Symeou da Sloth Conservation Foundation pontua: “Eles não são preguiçosos, são eficientes em termos energéticos!” A missão evolutiva da preguiça é simples: conservar energia.

Tão focadas nesse propósito, levam 28 dias para digerir uma única folha! Essa eficiência nos lembra da importância de conservar nossa própria energia e reconhecer o valor do descanso.

2. Seja uma lesma e use menos recursos

A “sobrevivência dos mais lentos” pode ser a nova mantra para longevidade. Estudos recentes sobre moluscos sugerem que aqueles com taxas metabólicas baixas tendem a resistir à extinção, pois demandam menos recursos.

Em um mundo onde consumimos mais recursos do que a Terra pode repor, talvez precisemos aprender com esses pequenos seres.

Bruce Lieberman da Universidade do Kansas nos desafia: “…as probabilidades de sobrevivência a longo prazo podem aumentar se utilizarmos menos recursos.”

3. Faça como um urso: siga o caminho mais fácil

Ursos evitam esforço desnecessário. Eles optam por caminhos mais fáceis, conservando energia.

Charles Robbins da Universidade Estadual de Washington nos lembra que, evolutivamente, economizar energia era vital para a sobrevivência. Para nós humanos, talvez isso se traduza em simplificar nossas vidas, evitando complicações desnecessárias.

4. Aprenda com os leões e priorize o descanso

Se o rei da selva, o leão, descansa 20 horas por dia, por que não podemos nos permitir fazer o mesmo ocasionalmente?

Priorizar o descanso é vital para a produtividade. Em um mundo onde o sono é muitas vezes negligenciado, olhar para esses majestosos felinos nos oferece uma lição valiosa sobre a importância da pausa adequada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário