scorecardresearch ghost pixel



Reforma deve aumentar carga tributária para médias e grandes empresas

Cobrança de 20% sobre lucros e dividendos está na segunda fase da Reforma Tributária proposta pelo atual governo.



A Reforma Tributária deve aumentar em até 71,5% o imposto pago por médias e grandes empresas. O dado é baseado nos cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação IBPT. 

A proposta da segunda fase da reforma diminui a carga do Imposto de Renda para empresas, mas cria outra. Agora serão tributados os lucros e dividendos, os quais recaem sobre os sócios. 

Conforme matéria divulgada pelo portal Uol, a diminuição não compensa o aumento. O resultado acaba sendo uma carga de tributos maior pelo empresariado brasileiro.

Simulação das mudanças tributárias com a nova reforma:

A tributação das médias e grandes empresas ocorre da seguinte maneira:

  • Imposto de renda: 25%;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): 9%
  • Lucros e dividendos: 0%

Com a Reforma Tributária a diminuição do IR será gradativa até 2023. Ao final, ficaria assim:

  • Imposto de renda: 20%;
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): 9%
  • Lucros e dividendos: 20%

Quem pode ser afetado pela reforma?

Com as novas regras, ficariam isentos do Imposto de Renda os lucros e dividendos de microempresas. Além de pequenas empresas que tenham limite de rendimento de R$ 20 mil por mês.

Ainda assim, de acordo com o IBPT, algumas empresas pequenas podem ser atingidas pela reforma. No geral, seriam aquelas que estão próximas do limite de faturamento permitido pelo Simples.

De acordo o Uol, para o presidente do Conselho Superior do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a mudança não faz sentido.

“Quando os lucros são taxados, na verdade são os investidores que estão sendo taxados. Se ele paga na pessoa jurídica ou na pessoa física, o resultado é o mesmo”, disse Amaral, em entrevista ao Uol.

Modelos internacionais

Em contrapartida, o Brasil é um dos únicos países no mundo que não cobra esse tipo de tributação. Todas as nações desenvolvidas, como EUA, Canadá e países europeus, taxam os lucros e dividendos.

Porém, em algumas análises, a cobrança poderia se dar de modo progressivo. Nos EUA, por exemplo, quanto maior o número de dividendos, maior é o imposto pago.

No caso da reforma proposta pelo atual governo, a taxa seria fixada em 20% para todas as transações. Essa postura pode influenciar nos investimentos de empresas em desenvolvimento.

Em nota ao portal de notícias UOL, o Ministério da Economia afirmou que a reforma levou em conta vários fatores. Ela foi idealizada com a diretriz de não elevar a carga tributária e de não comprometer as metas de resultado do governo. 

Disse também que não é possível fazer equivalência entre o IR sobre pessoas jurídicas e a taxação de dividendos. De acordo com a nota, os impostos “são tributações distintas sobre pessoas diferentes”.

Leia também: Quer investir no seu negócio? Conheça dois cartões de crédito para MEI




Voltar ao topo

Deixe um comentário