scorecardresearch ghost pixel



Sem grana para ir à Grécia? Paraíso do lado do Brasil é tão bonito quanto

Conheça Casapueblo, a "Santorini Sul-Americana" no Uruguai. Um paraíso de arte e cultura às portas do Brasil. Veja suas atrações!



Muitos sonham em visitar a pitoresca ilha de Santorini, localizada no Mar Egeu, na Grécia, com suas casas brancas em formato de cubo e teto de cúpula azul. Com seu cenário de tirar o fôlego, incluindo falésias escarpadas, praias de areia vulcânica e águas cristalinas, Santorini é um destino de férias dos sonhos para viajantes de todo o mundo.

Veja também: 3 países da América do Sul bons para viajar: neles, o real vale mais

Mas para aqueles que moram no Brasil, há uma alternativa surpreendente muito mais próxima. Isso mesmo! Conheça a seguir a “Santorini Sul-Americana” e descubra o paraíso que está ao alcance dos brasileiros. Confira!

Mas, afinal, onde está a Santorini Sul-Americana?

Foto: Botana/Pixabay

A “Santorini da América do Sul” é conhecida como Casapueblo e está localizada na península de Punta Ballena, na cidade de Maldonado, Uruguai. Esta península fica a apenas cerca de 13 km da famosa cidade de Punta del Este e a aproximadamente 120 km da capital uruguaia, Montevidéu.

Diante disso, chegar até Casapueblo é relativamente fácil, seja voando para Punta del Este e seguindo de carro por 10 minutos até a península, ou optando por uma viagem de aproximadamente duas horas partindo da capital uruguaia.

No entanto, aqueles que preferem dirigir do Brasil podem percorrer os cerca de 230 km que separam a cidade de Chuí, a mais ao sul do Brasil, de Casapueblo, em pouco mais de 3 horas.

O que é Casapueblo

Casapueblo: um lugar que parece a Grécia, mas fica na América do Sul
Foto: Tripadvisor

A deslumbrante região de Casapueblo é um museu ao ar livre concebido e construído pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. Embora possa parecer inspirada em Santorini, na Grécia, a verdade é que a principal referência de Vilaró para suas paredes irregulares e arredondadas foi o ninho do pássaro joão de barro.

Com um estilo único, Vilaró construiu esta vila como uma escultura habitável, usando cimento caiado e estuque, sem planos ou linhas retas, criando um labirinto de corredores brancos. Sobretudo, a construção durou 36 anos e continuou a evoluir ao longo dos anos.

Além disso, uma curiosidade interessante é que Casapueblo inspirou até mesmo uma música brasileira. Vinícius de Moraes, poeta e cantor brasileiro, visitou a casa de Vilaró e compôs a famosa canção “A Casa”, inspirada na construção de Casapueblo.

Saiba o que fazer em Casapueblo

Casapueblo é muito mais do que apenas uma construção exótica; é também um grande museu. O local abriga pinturas, esculturas e cerâmicas de Carlos Páez Vilaró em quatro salas de exposição, além de uma sala de cinema com documentários sobre sua vida e obras. Os visitantes também podem explorar o ateliê do artista, aberto para visitação.

Arte, gastronomia, e lazer

A entrada no complexo custa a partir de 10 dólares por pessoa (cerca de R$ 76, considerando a conversão atual). Casapueblo está aberto todos os dias, das 10h às 18h. Além das exposições, o local oferece restaurantes e hospedagens, com 20 suítes e 50 apartamentos equipados com piscina, sauna e bar.

Desse modo, as principais locais para refeições incluem o restaurante Las Terrazas e a cafeteria Taberna del Rayo Verde. Ademais, uma homenagem a Carlos Miguel, filho do artista e sobrevivente do acidente aéreo do voo Força Aérea Uruguaia 571, também pode ser encontrada em Casapueblo.

Belezas naturais e cultura

Por outro lado, a atração mais espetacular de Casapueblo, no entanto, é o pôr do sol, que pinta as paredes brancas da construção com tons de amarelo, laranja e rosa.

Desse modo, todos os dias, ao entardecer, os visitantes podem desfrutar da emocionante Cerimônia do Sol no terraço do museu, ao som de um poema de despedida ao sol, gravado pelo próprio artista.

Portanto, para os amantes de arte, beleza natural e cultura, Casapueblo oferece uma experiência única e inesquecível, que vale a pena explorar sem precisar viajar até a Grécia. Ou seja, a “Santorini Sul-Americana” é uma joia escondida do continente, pronta para encantar todos os que a visitam.




Voltar ao topo

Deixe um comentário