Sim, há um padrão: estudo levanta as senhas preferidas dos brasileiros

Sequencias numéricas simples, nomes próprios e de times de futebol aparecem na lista de senhas mais usadas entre os brasileiros. A sua está na lista?



Atualmente, uma das formas de manter os dados seguros é optar pela criação de senhas fortes, que contenham números, letras e caracteres em sequências diferentes. Essa conscientização na elaboração de credenciais parece ser baixa entre os brasileiros. Isso pode ser notado pelo levantamento realizado pela plataforma de gerenciamento de senhas, a NordPass.

Leia mais: Ih, números estrangeiros em contato pelo WhatsApp? Saiba o que fazer

A empresa desenvolveu uma pesquisa para entender o comportamento dos usuários brasileiros e de outros países ao criar senhas em suas contas e ainda revelou quais são as sequências mais usadas entre a população.

O estudo também levantou um ponto importante sobre a segurança de dados, já que algumas senhas podem ser hackeadas por golpistas em um segundo! Confira quais são e eleve o seu nível de proteção online.

Senhas mais usadas entre os brasileiros

Mais de 200 senhas foram reveladas nesta observação técnica, que se baseou em dados de aproximadamente 30 países, incluindo o Brasil. Entre as análises, foram verificadas informações de países diversos, como Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha e até o Japão.

O resultado desse estudo mostrou quais são as mais usadas e quais não são tão empregadas assim em perfis. Além disso, indicou também as mais seguras e vulneráveis, caso fossem alvo de um ataque hacker.

No Brasil, senhas como “123456” e as suas derivações estão entre as mais populares. Em seguida, aparecem os nomes próprios, como Felipe, Gabriel, Rafael e Gustavo. Inclusive, esses nomes aparecem no ranking dos 50 mais aplicados em credenciais. Nomes de times e termos relacionados a futebol também estão entre os mais usados. Alguns que aparecem nas primeiras posições são: Santos, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo.

Mais um ponto curioso observado foi o uso de termos sobre órgãos genitais. Senhas contendo essas palavras foram consideradas fracas, ou seja, são fáceis de serem descobertas por golpistas. O estudo também ressalta que as senhas com sequências numéricas simples podem levar apenas um segundo, em média, para serem detectadas.

Caso uma das suas senhas apareça no top 10 das mais utilizadas, a recomendação é alterá-la. Confira!

  • 10º Lugar: senha “123”;
  • 9º Lugar: senha “1234”;
  • 8º Lugar: senha “mestre”;
  • 7º Lugar: senha “inteligente2020”;
  • 6º Lugar: senha “102030”;
  • 5º Lugar: senha “12345678”;
  • 4º Lugar: senha “12345”;
  • 3º Lugar: senha “123456789”;
  • 2º Lugar: senha “Brasil”;
  • 1º Lugar: senha “12345”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário