scorecardresearch ghost pixel



Só percebi depois! 5 sinais de que o brócolis estragou e você não notou

O consumo de qualquer alimento estragado pode levar a complicações, então é importante identificar se o brócolis está fresco antes de qualquer preparo.



No Brasil, o brócolis é um vegetal versátil e apreciado por sua riqueza nutricional, em saladas, como guarnição e acompanhando massas. Sendo assim, das tortas às sopas, tornou-se um ingrediente saudável presente na mesa dos brasileiros.

Veja também: 6 coisas proibidas que você NÃO pode comprar com o vale-alimentação

Dito isso, é válido reconhecer que os vegetais precisam ser consumidos em boas condições de higiene. Por outro lado, a higienização é eficaz na remoção de sujeira e resíduos superficiais, mas não reverte o processo de decomposição.

5 fatores associados a um maço de brócolis estragado

1. Folhas e brotos amarelados

Primeiramente, quando as folhas e brotos de brócolis começam a adquirir uma coloração amarelada, a planta passou a se decompor. Logo, folhagens amarelas, mesmo que sejam pequenas, indicam redução na qualidade nutricional e no sabor.

2. Consistência mole

Em seguida, se a consistência estiver mole ao toque, é um indicativo de que a flacidez resulta do amadurecimento acelerado. Desse modo, acaba perdendo a textura característica, que deve ser firme e bem crocante enquanto crus.

3. Manchas escuras

Outro fator são manchas escuras, especialmente aquelas que estão úmidas ou parecem bolor. Nesse caso, é recomendável avaliar atentamente cada ramificação, dado que as marcas surgem no centro, seguindo para as extremidades.

4. Talos sem conteúdo

Portanto, se os talos do brócolis parecem vazios, significa que o produto está se decompondo. Ou seja, é aconselhável realizar o descarte, evitando contaminações fúngicas e por bactérias, que costumam causar problemas de intoxicação.

5. Aromas estranhos é mais um indício de que o brócolis talvez esteja estragado

Por último, talvez o sinal mais óbvio esteja ligado ao cheiro, que precisa ter um frescor agradável. Afinal, mau-odor de mofo que remete à terra de compostagem, independente da aparência, demonstra que o brócolis definitivamente estragou.

Lembre-se que ao armazenar o brócolis na geladeira, o vegetal precisa ser embrulhado em um saco plástico. Por esse motivo, procure uma embalagem de boa vedação, visando reduzir o acúmulo de umidade, que impacta na durabilidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário