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Starbucks? Tô fora! A moda é ter máquina de café em casa

Pesquisas recentes indicam que mercado de máquinas de expresso cresce exponencialmente e ameaça hegemonia da poderosa Starbucks.



Há não muito tempo, tirar foto ostentando um copo da Starbucks era um ápice da sofisticação. Todo mundo queria ter uma imagem destas no feed do Instagram, e a franquia de bebidas era um point obrigatório em qualquer cidade grande.

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Acontece que os tempos mudaram. Agora, o sonho de consumo das pessoas é ter uma máquina de café em casa, daquelas que você compra as cápsulas – disponíveis nos mais variados sabores – e prepara a bebida no conforto do seu lar.

Quem diz isso não somos nós. É uma tendência de mercado, conforme relatório recém-divulgado pela empresa de consultoria digital ResearchAndMarkets.com. O documento, cujo título é “Mercado Global de Máquinas de Expresso (2023-2028)” projeta um montante total de US$ 12,8 bilhões (algo em torno de R$ 64,5 bilhões na cotação atual) para este mercado, apenas em 2023.

Até 2028, a estimativa é de que as máquinas de café – e seus acessórios e cápsulas – atinjam um lucro de US$ 16,7 bilhões (R$ 84,2 bilhões). É muito dinheiro e, principalmente, muito café. E uma taxa de crescimento estimada em 5,50% ao ano.

Por que as máquinas de café estão desbancando a Starbucks?

Apesar de a Starbucks ainda ser uma marca muito bem consolidada no mercado de café e ainda ter lá o seu prestígio, as pessoas estão deixando de ir lá. O primeiro motivo é o tempo de o pedido ficar pronto – a empresa está ciente deste gargalo e trabalhando para resolvê-lo o quanto antes.

O segundo é o dinheiro. O relatório leva em consideração o salário mínimo pago nos Estados Unidos e aponta que ganhando aproximadamente US$ 15 por hora, em Nova York, fica impossível beber frapuccinos a todo tempo.

Comprar uma máquina de café não é tão barato assim, mas é um investimento a longo prazo. Além disso, há uma infinidade de cápsulas, grãos e sabores diversos. Ou seja, você pode preparar seu próprio frapuccino, macchiato ou café gourmet no conforto da sua casa.

Aliás, segundo a Associação nacional de Café dos Estados Unidos (NCA, da sigla em Inglês), o consumo de café especial teve alta neste ano. Estima-se um aumento de 30% de bebidas à base de expresso desde o início da pandemia.

Gargalos

Mesmo sendo um investimento cujo resultado só é perceptível após alguns meses de uso, o preço das máquinas continua sendo um grande empecilho. Mas as marcas já estão se mobilizando para contornar esta situação também.

Algumas têm lançado modelos mais “compactos” e com menos potência para que o produto seja mais acessível. Ao mesmo tempo, para quem pode pagar por algo mais caro há opções cada vez mais tecnológicas, com recursos sustentáveis e também conectividade via Wi-Fi.

E, claro, opções de parcelamentos em suaves prestações.




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