Tomar café emagrece? Veja se incluir a bebida na dieta faz diferença

Quem nunca ouviu falar que o café acelera o metabolismo? Um estudo trouxe luz à essa questão e os resultados podem te surpreender.



Já pegou aquela xícara de café bem cedinho, na esperança de não só acordar, mas também de dar aquele empurrãozinho na dieta? Afinal, quem nunca ouviu falar que o café acelera o metabolismo? Recentemente, um estudo trouxe luz à essa questão e os resultados podem te surpreender.

Leia também: Venenos de animais? O que você NÃO sabe sobre o Ozempic e outros remédios para emagrecer

A pesquisa, publicada no renomado The American Journal of Clinical Nutrition, nos mostra que tomar um cafézinho sem açúcar pode até ajudar na perda de peso. Mas, calma lá, não vá correndo fazer um galão de café ainda!

Entendendo o estudo e seus resultados

De acordo com a pesquisa, que analisou dados de três importantes estudos de saúde norte-americanos, com mais de 155 mil participantes, foi identificado que beber uma xícara de café por dia, independentemente de ser com ou sem cafeína, estava relacionado a uma perda de 0,12 kg ao longo de quatro anos.

Pode parecer pouco, mas pense no acumulado de uma década! Já adicionar uma colherzinha de açúcar à bebida? Bom, isso pode resultar em 0,09 kg a mais no mesmo período. E, infelizmente, as notícias são ainda mais impactantes para quem tem um IMC mais elevado ou está na faixa dos jovens.

Ainda que esses números possam parecer mínimos, é uma evidência científica que nos diz que nossas escolhas diárias, mesmo as pequenas como adoçar ou não o café, podem ter impacto a longo prazo.

Mas, como tudo na vida, moderação é a chave

Apesar dos benefícios apontados pelo estudo, é importante lembrar que nem todo mundo reage bem à cafeína. Se você fica agitado com uma xícara a mais, é bom maneirar. Os especialistas aconselham um limite de 3 a 4 xícaras por dia, o que dá uns 400 mg de cafeína.

E, por falar nisso, antes de sair por aí contando as xícaras de café, saiba que a cafeína não está só ali. Ela também marca presença em chocolates, chás e até em certos medicamentos. Portanto, fique de olho!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário