scorecardresearch ghost pixel



Um perigo: pesquisa da USP mostra danos de progressivas e descoloração

Saúde dos cabelos pode estar em risco, segundo um estudo que mostra as consequências de procedimentos que afetam à estrutura dos fios.



Um estudo conduzido pelo Instituto de Física (IF) da USP revelou quais são os danos causados por procedimentos de alisamento, como a escova progressiva e a descoloração no cabelo. Veja quais foram os principais riscos identificados durante o estudo que podem comprometer a saúde dos cabelos.

Leia mais: Café no shampoo: nova tendência promete cabelos hidratados e sedosos

Segundo os pesquisadores, os danos afetaram o córtex, a cutícula e algumas camadas da fibra capilar. Como resultado disso, os cabelos ficam mais ressecados, quebradiços, com frizz e pouca elasticidade. O estudo mostra como o uso de algumas técnicas e procedimentos podem afetar a estrutura do cabelo.

Danos ao cabelo

O cabelo humano é formado por estruturas. Cada uma delas têm um papel muito importante, como garantir uma boa textura e a saúde geral dos fios. A pesquisa conseguiu mostrar como alguns tratamentos cosméticos muito comuns agem em nosso cabelo e quais são as estruturas afetadas por eles.

Isso, porque a escova progressiva e a descoloração, por exemplo, podem comprometer essas estruturas, mas muitas pessoas não se dão conta dos danos causados, principalmente em perda de resistência.

Durante o estudo, foram usadas técnicas diversas, como espalhamento de raios-x, para analisar os danos nos cabelos submetidos à descoloração, alisamento e ambos os procedimentos.

Quando tais procedimentos foram realizados, o que se identificou por meio da pesquisa é que os cabelos se tornam mais porosos, o que significa que ficam mais secos, quebradiços e com frizz (parecendo arrepiados). Além disso, o cabelo perde a capacidade de reter água e nutrientes.

O estudo foi realizado em colaboração com a Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e os resultados foram publicados no Journal of Applied Crystallography. A intenção da pesquisa é alertar sobre a importância da conscientização sobre os danos causados por esses procedimentos capilares.

É essencial que as pessoas que se submetem a esses tipos de procedimentos estejam cientes dos riscos, assim como os profissionais responsáveis por realizarem as escovas progressivas e descoloração.




Voltar ao topo

Deixe um comentário