Vai cair na estrada no feriadão? ALERTA de chuva pode mudar seus planos

Se os seus planos para o feriado eram ao ar livre, é melhor repensar. A previsão do tempo indica chuvas em todo o país para esta quinta (12).



Ao contrário do desejado por muitos brasileiros, o feriado de 12 de outubro será de chuva em boa parte do país. De acordo com a previsão do tempo, o dia começará com sol no Rio de Janeiro e em São Paulo, porém a formação de nuvens e as chuvas se intensificarão ao longo do dia. Na capital baiana, as chuvas irão se intercalar com períodos de sol, fazendo com que os turistas e moradores de Salvador tenham que levar um guarda-chuva ao sair de casa.

Veja também: Tem folga: em 13/10, cidadãos DESTE estado podem não precisar trabalhar.

Já em Florianópolis, esta quinta-feira (12) será de retorno das tempestades na região. Além disso, o feriado em Santa Catarina será também de temperaturas mais baixas. Conforme a previsão da Climatempo, a máxima prevista para o estado é de 20ºC, com mínima de 17ºC. Em contrapartida, a previsão indica máxima de 29ºC para São Paulo, com mínima de 20ºC.

De acordo com os meteorologistas, a chuva poderá persistir em São Paulo ao longo da semana. Isso acontecerá devido ao deslocamento de uma frente fria associada a uma área de baixa pressão, que causa os precipitados. No Rio de Janeiro, previsão de pancadas de chuva, com temperatura máxima de 36ºC e 22ºC.

Tempestades atingiram região Sul no fim de semana

Na última semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para chuvas intensas de “grande perigo” para o final de semana na região Sul. No sábado (7), o centro sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul foram as áreas mais atingidas, com tempestades superiores a 100 mm/dia e rajadas de ventos com mais de 100 km/h.

Além disso, foi registrado também a queda de granizo em diversos pontos dos estados. A cidade mais atingida pelas condições adversas foi Taió (SC). De acordo com a MetSul, o rio do Alto Vale do Itajaí atingiu níveis inéditos, ultrapassando os 12 metros. As águas continuam subindo, aumentando o risco de enchentes.

No domingo (8) as chuvas se intensificaram, piorando a situação em Taió. Assim, os precipitados chegaram a atingir 230mm. Em 15 dias de chuvas, o índice foi de 400mm a 500 mm, sendo essa uma média extremamente acima do esperado para a região.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário