Popular entre aposentados, pensionistas e funcionários públicos, o empréstimo consignado costuma chamar atenção do público devido às taxas de juros que, geralmente, são mais baixas ao compará-las com outras modalidades de crédito. Isso, sem falar dos prazos de pagamento, que podem ser mais longos.
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Segundo as informações do Governo Federal, as parcelas são descontadas no benefício, de modo direto, algo que requer atenção. Por esse motivo, é importante que o interessado em contratar esse tipo de crédito entenda quais fatores, incluindo o intuito desse crédito e quanto do salário será destinado para a quitar a dívida, estão em jogo.
Uma forma de evitar surpresas com a categoria de crédito é optar pelo bloqueio, uma função que pode proteger os cidadãos de possíveis ações maliciosas. Essa gestão de bloqueio dispensa a necessidade de ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja como funciona a seguir!
Bloqueio e desbloqueio do consignado
Em publicação, o Governo Federal destacou que os créditos tratam-se de uma transação comercial privada, envolvendo apenas a instituição financeira e o cliente. Dessa forma, o INSS cuida somente do funcionamento dos descontos e pagamentos. Portanto, para usar o benefício para empréstimos, é preciso desbloquear a opção.
Esse bloqueio de 90 dias funciona como uma prevenção, contando a partir da data de concessão. Depois desse período, o interessado por pedir pela operação, tendo disponível duas formas para isso: aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Se o beneficiário detectar algum empréstimo que não foi realizado por ele, é importante realizar uma reclamação no seguinte site: https://www.consumidor.gov.br. Ele foi desenvolvido especificamente para solucionar esse tipo de problema. A orientação também é realizar um boletim de ocorrência, caso envolva a denúncia de golpe.
A gestão do bloqueio e desbloqueio do benefício para empréstimo consignado pode ser feito no app Meu INSS, por meio do botão “Novo Pedido”. Nessa etapa, basta digitar “bloquear” ou “desbloquear” e optar pelo serviço/benefício que aparece em lista. A partir daí, o próprio sistema orienta quais são os próximos passos.